Na hora de comprar um carro, muitos aspectos devem ser observados e analisados com cuidado. Um dos componentes que merecem atenção é o tipo de direção – entre os diferentes modelos disponíveis hoje no mercado, a característica em comum é a busca por produtos que proporcionem conforto e praticidade.

TIPOS DE DIREÇÃO

Para escolher o modelo certo e atender as suas expectativas, entenda como funciona cada direção –  hidráulica, elétrica e eletrohidráulica – e quais as precauções para a manutenção.

  • Direção hidráulica

– Hidráulico é o sistema mais usado nos carros brasileiros e funciona através do bombeamento do óleo impulsionado pelo motor. Esse movimento faz com que o óleo circule dentro da caixa de direção e torne o volante mais leve.

– Manutenção:

  > Faça a troca de óleo, em média, a cada 50 mil quilômetros.

 > Troque o fluido hidráulico regularmente para evitar os vazamentos que ocorrem, principalmente, nas mangueiras de baixa e alta pressão e na caixa da direção hidráulica.

  > Cheque regularmente o nível do reservatório, pois se o óleo estiver acima ou abaixo do nível a direção ficará pesada.

– Além da troca do fluido hidráulico, é importante fazer o alinhamento e a troca da correia do motor que aciona a bomba hidráulica.

– A manutenção das correias deve ser periódica e na revisão anual é necessário que a oficina verifique todas as peças do sistema.

  • Direção elétrica

– A direção elétrica atua através de um motor elétrico que fica junto à caixa de direção e auxilia na virada do volante, facilitando as manobras.

– Exige menos potência do motor, é mais eficiente e sustentável, pois reduz o consumo de combustível, não emite grande quantidade de poluentes e não utiliza óleo, bomba, correia e mangueira.

– Em caso de pane elétrica, o carro continua funcionando. A única alteração é que o volante fica mais duro.

  • Vantagens da direção elétrica:

   > A dirigibilidade do carro é mais confortável para o motorista, pois os movimentos são acionados por um sensor.

    > O motor não tem perda de potência e nem desgaste das peças.

    > Produz poucos ruídos, tanto internos como externos.

– A manutenção da direção elétrica deve ser feita regularmente, dando atenção especial aos sensores e atuadores.

  • Direção eletrohidráulica

– A direção eletrohidráulica é um híbrido entre os dois tipos explicados acima e tem o movimento mais leve graças ao óleo tocado por uma bomba e acionado por um motor elétrico.

– O sistema precisa de manutenção periódica, além de acompanhamento do nível de óleo e troca do fluído nos prazos indicados pela marca.

– Todas os cuidados com a manutenção da direção hidráulica são aplicáveis à eletrohidráulica.

Agora que você conhece as principais diferenças entre os tipos de direção disponíveis no mercado atualmente, acompanhe nosso blog e confira alguns sinais que merecem atenção na manutenção preventiva. Qualquer dúvida sobre o melhor produto para o seu carro, conte com a Bompreço Auto 26Peças!