A direção defensiva propõe um conjunto de medidas de prevenção com o intuito de diminuir os acidentes e suas graves consequências no trânsito. Sua importância é tão grande que desde 2004 o curso é exigido no Brasil para todos que vão tirar ou renovar a carteira de motorista. Pensando nisso, explicamos abaixo características básicas da direção defensiva e selecionamos as principais dicas para os condutores.

Características da direção defensiva

Tipos de direção defensiva

  • Preventiva: Procedimentos permanentes para evitar acidentes por meio da antecipação de riscos.
  • Corretiva: Procedimentos adotados pelo motorista para corrigir situações não previstas que podem representar possibilidade de acidente.

Elementos da direção defensiva

  1. Conhecimento – Conhecer as normas e leis de trânsito é fundamental e a fonte principal é o Código de Trânsito Brasileiro.
  2. Atenção – O condutor deve direcionar toda a sua atenção para a via, a manutenção do meio de transporte etc.
  3. Previsão – É necessário antecipar as situações de risco que possam surgir durante a condução do meio de transporte.
  4. Decisão (Ação) – Tomada de atitude do condutor que depende do conhecimento, das alternativas, da habilidade, das leis e normas de trânsito e das possibilidades do meio de transporte
  5. Habilidade – Desenvolvida por meio do aprendizado e da prática.

Dicas de direção responsiva

Confira algumas dicas para melhorar seus conhecimentos e aprimorar a direção defensiva no trânsito.

  • Segurança

Prezar pela segurança deve ser a principal preocupação quando se fala em direção defensiva. Algumas práticas que devem ser evitadas são ultrapassagem em locais proibidos, manobras perigosas, atravessar no sinal vermelho e ignorar a sinalização.

  • Respeite as placas

As placas têm o objetivo de sinalizar situações adversas, limitar a velocidade entre outros alertas. Por isso, é essencial respeitar os sinais para evitar acidentes, infrações e perda de pontos na carteira.

  • Manutenção periódica e preventiva

Um dos cuidados mais importantes da direção defensiva é fazer a manutenção periódica do carro, garantindo que as boas condições sejam mantidas. Para mais dicas sobre manutenção preventiva, leia aqui e aqui.

  • Habilidade ao volante

Dirigir é uma habilidade que precisa ser constantemente desenvolvida. Por isso, para motoristas que não têm prática a dica é evitar vias muito movimentadas enquanto não estiver 100% seguro de que conseguirá dirigir por estas vias e manter a calma.

 

Outro cuidado fundamental de direção defensiva é estar sempre informado sobre novas regras preventivas. Para acompanhar dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e no perfil do Facebook.