A direção elétrica está cada vez mais presente nos carros, garantindo uma experiência mais confortável ao motorista, além de não impactar na potência do motor e diminuir o consumo de combustível. Pensando nessa popularização, trouxemos algumas informações que vão te ajudar a entender porque a assistência elétrica ganha cada vez mais fãs.

Para entender esse tipo de assistência, é importante perceber que direção elétrica, hidráulica ou eletro-hidráulica dizem respeito à assistência de direção, não alterando o sistema de direção, que permanece mecânico. Assim, a direção elétrica ajuda a tornar o acionamento do volante mais leve, porém na hipótese de falha da assistência apenas deixa o sistema mais pesado.

Funcionamento da direção elétrica

A direção elétrica tem um pequeno motor elétrico que é acionado ao receber sinais de sensores que identificam o movimento do volante, diminuindo o trabalho do motorista. A força exercida é correspondente à velocidade do veículo, aplicando mais força em manobras e menos em alta velocidade.

A expansão da direção elétrica

A direção elétrica tem sido cada vez mais adotada por oferecer maior eficiência, menor complexidade e a eficiência do alternador e da bateria em suportarem demanda extra de energia. Além disso, outro diferencial do modelo elétrico é o aumento do controle de estratégias de atuação, como grande auxilio em manobra de estacionamento, assistência em alta velocidade e auxílio para manter o carro na faixa de rolamento.

Segurança

Para garantir a segurança, a assistência elétrica pode continuar ligada mesmo com o motor desligado, como em casos de parada do motor com o veículo em movimento. Essa situação ocorre, por exemplo, quando o motorista comece a perder o controle do carro em uma curva e o sistema eletrônico passe a atuar nos freios. Para evitar que o veículo perca a aderência do eixo traseiro, a direção eletrônica aumenta a carga do volante para o sentido de giro, dificultando que o motorista aplique força suficiente para agravar a situação.

Consumo de combustível

A assistência elétrica é a mais eficiente dos três tipos disponíveis. No uso urbano, por exemplo, onde o motorista esterça o volante com frequência, o sistema elétrico se mostra o mais vantajoso, visto que a eficiência energética pode ser até 85% maior.

Lembre-se que a direção elétrica não é mais um item de luxo, mas sim um componente de segurança. Por isso, mantenha a manutenção em dia e compre suas peças na Bompreço Auto Peças. Fique por dentro de novidades e notícias sobre o mundo automotivo acompanhando nosso blog.

Fonte da imagem: Best Cars