É comum termos que ir para locais que possuem estradas de terra e entradas de acesso mais complicadas do que as que costumamos encontrar nas cidades. Por isso, é importante saber lidar com as surpresas que esse ambiente pode trazer.

A principal diferença entre o asfalto e a terra é a aderência. A tração do carro fica comprometida na terra e a possibilidade de derrapar e perder o controle aumenta muito. Por isso, no artigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito, a velocidade máxima permitida em estradas rurais é 60 km/h. Para evitar perder potência e embalo, a dica é manter a velocidade constante e a aceleração média.

Pisos com baixa aderência exigem atenção especial e, embora sejam componentes distintos, amortecedores e suspensão integram um mesmo sistema e são essenciais neste ambiente. Suas funções são manter a estabilidade do veículo, reduzir o impacto na rodagem e preservar o alinhamento correto.

Os componentes móveis, que integram a suspensão, têm como finalidade absorver os movimentos das rodas. É essa mobilidade que provoca movimentos bruscos verticais e instabilidade. Para minimizar os efeitos dos movimentos verticais gerados pela suspensão, existem os amortecedores.

Isto significa que, enquanto a suspensão é o sistema responsável pelo contato direto do solo com o conjunto das rodas, o amortecimento faz com que esse contato não seja percebido inteiramente pelos passageiros do veículo, garantindo sua estabilidade.

 

Você sabe quando trocar suspensão ou amortecedor?

Diferentemente de outras peças, que estabelecem uma quilometragem para troca, não há como precisar um momento para manutenção. O motorista precisa estar atento ao aumento no impacto percebido para não fazer a troca quando já passou da hora de realizá-la. Em situações extremas, torna-se necessária a troca de componentes do sistema de suspensão e amortecimento quando há desgaste, dano ou vazamento.

É recomendável que a troca dos amortecedores seja feita em conjunto. Em muitas situações é preciso trocar outras peças, como molas e bandejas, e realinhar as rodas.

 

E não se esqueça: procure sempre seu mecânico de confiança e revise seu carro antes de encarar estradas de terra.