Ter um carro exige atenção a diversos elementos e em tempo de chuva a preocupação com o automóvel é redobrada. Entre os principais problemas que surgem nesse período, está o desgaste da guarnição e a entrada de água da chuva no carro.

Guarnição é a borracha que protege as peças metálicas e faz o encaixe entre as portas e a carroceria do carro. Ao contrário do que se pode pensar, somente a espessura destas borrachas não determina a qualidade de vedação das portas. Isso porque alguns modelos de carro, como as picapes, são planejados para suportar com mais eficiência o ataque de água, terra e resíduos.

Assim como as outras borrachas, a guarnição sofre com o tempo de uso e calor excessivo. Por isso, podem encolher de tamanho e a vedação ficar insuficiente. Além disso, borrachas com ondulações e deformações também deixam a água e os resíduos entrarem no carro.

Outros elementos que também influenciam na resistência do veículo contra a água são o desenho e a distância entre as portas e a carroceria. E como esses locais dificilmente são lembrados ao lavar o carro, podem sofrer deteriorações graças aos resíduos.

OUTROS LOCAIS PARA CHECAR

  • Vidro dianteiro – é um local em que pode haver infiltração, pois atualmente são colados na carroceria. Caso não estejam bem instalados, a água tende a escorrer pelo painel do carro.
  • Selos da parede corta-fogo do motor – não foram feitos para resistir a uma enxurrada. Se estiverem rasgados ou em mau-estado, são locais a serem checados e trocados.

Fique de olho também nos locais por onde passa o cabo de embreagem e chicotes.

  • Abaixo do assoalho dianteiro – também há selos que tapam os orifícios responsáveis pela saída de elementos químicos após a pintura na montadora. Embora sejam herméticos, podem se soltar ou deformar e ser grandes causadores de entrada de água.
  • Carros com teto-solar – também podem sofrer com infiltração, muitas vezes por falta de hidratação do tecido que veda a área. Para a vedação deve ser usada vaselina específica.

LIMPEZA

O momento da limpeza do carro é o mais indicado para conferir a guarnição.  A melhor maneira de limpar as guarnições de portas é passando um pano umedecido em água. Mas, se o carro estiver muito sujo, deve-se usar detergente neutro.

DICA

Deve-se regular o fechamento das portas, especialmente em carros usados, por meio de parafusos de borracha com rosca, que dão mais ou menos pressão na hora de fechar uma porta ou a tampa traseira.