Os veículos com características fora de estrada estão se tornando cada vez mais populares. Modelos como jipes, SUVs e picapes são ideais para quem quer se aventurar em trilhas ou estradas de terra ou ainda para quem busca um visual mais robusto. Porém, mais do que a aparência, esses veículos oferecem função off-road, que facilita a vida do motorista em terrenos irregulares.

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia para te ajudar a aproveitar melhor as tecnologias para ajustar a tração, a suspensão e a direção, além de aumentar a vida útil do veículo.

Função off-road: para que serve e como funciona cada uma

  • ABS off-road

Esse item melhora a ação dos freios em terrenos não pavimentados, pois a roda trava por alguns instantes antes do ABS agir, criando maior resistência e aumentando a eficiência na frenagem. Com isso, é possível diminuir bastante a distância de parada.

  • Bloqueio de diferencial traseiro

A tração blocada, como também é conhecida, ajuda os motoristas a passar por áreas de atolamento ou terrenos muito acidentados e deve ser acionada em situações em que uma das rodas perde contato com o solo e gira em falso.

O sistema funciona distribuindo o torque entre os mini-eixos e preparando a roda que está flutuando para o contato com o solo.

  • Controles de tração e estabilidade

Os controles de tração e estabilidade possuem importância essencial, pois atuam em diversas situações com o objetivo de manter a direção e controle do veículo.

O controle de tração age para que o carro não saia de traseira em uma pista com cascalho e curvas ou corte a velocidade da roda que patina ao passar em uma poça de água. Já o controle de estabilidade impede que o motorista perca o controle em uma situação de risco, como ao desviar de buracos ou em curvas fechadas.

  • Hill Start Assist (HSA)

Esse item entra em funcionamento em aclives ou declives acima de 5%, evitando que o veículo retroceda quando o condutor retira o pé do freio. Essa função permite que os freios sejam mantidos acionados automaticamente de 2 a 3 segundos para que o motorista tenha tempo de mudar o pé para o pedal do acelerador.

  • Hill descent control (HDC)

O assistente de descida impede que o veículo desça de vez uma ladeira. Com isso, ao acionar esse recurso é possível até mesmo tirar o pé do freio.

  • Seletor de terrenos

Essa função off-road possibilita que o motorista alterne o eixo traseiro para tração em duas ou quatro rodas, adequando o carro a diferentes terrenos, como neve, areia, terra ou pedra.

  • Tração 4×4 permanente (AWD)

A tração AWD entra em funcionamento automaticamente para compensar diferenças de rotação e dividir o torque entre os eixos, adaptando-se às exigências de cada terreno, fazendo com que as quatro rodas tracionem o tempo todo.

  • 4×4 com reduzida

Essa função off-road é indicada para transpor trilhas com atoleiros e encarar ladeiras íngremes, pois reduz o número de marchas e aumenta o torque em baixas velocidades.

Agora que você sabe como funciona e para que serve cada função off-road, prepare-se para novas aventuras! Para ficar por dentro de notícias e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e não perca nossos posts no Facebook.