Os filtros do carro são essenciais para prolongar a vida útil de alguns sistemas do veículo. Por isso, é fundamental revisá-los periodicamente e seguir o prazo de troca indicado no manual do proprietário.

Para saber mais sobre a função dos filtros do carro e quando trocá-los, continue lendo.

Importância dos filtros do carro

Os filtros do carro têm o objetivo de impedir a entrada de impurezas no motor do carro, prolongando a vida útil e evitando problemas mais graves. Atualmente, existem quatro tipos principais de filtros: de ar, de óleo, de combustível e de ar condicionado.

Confira abaixo a função de cada filtro, a importância de fazer a substituição e qual o momento adequado para fazer a troca.

Função dos filtros do carro e quando trocá-los

  • Filtro de ar

Função: o filtro de ar tem a função de impedir que as impurezas que circulam pelo ar entrem no motor do carro. Para isso, ele permite apenas a entrada de ar limpo na câmara de combustão através do processo de filtração.

Importância: é importante trocar o filtro de ar no prazo indicado porque o acúmulo de resíduos no motor do carro pode forçar mais o propulsor, gerando mais sujeira e levando o carro a consumir mais combustível.

Troca: o filtro de ar deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros rodados ou duas vezes por ano. Fora desse período, a dica é levar o carro a uma oficina mecânica de confiança para ver como estão os filtros.

  • Filtro de óleo

Função: o filtro de óleo tem a função de lubrificar os componentes internos do motor e eliminar resíduos que podem invadir e prejudicar o funcionamento do motor.

Importância: os filtros do carro devem ser trocados para evitar que o motor do carro funda. Esse cuidado é importante para evitar que sujeiras, como partículas de metal geradas pela fricção de elementos do motor ou pela combustão, entrem em contato com peças internas do motor.

Troca: a troca deve ser feita sempre que a troca do óleo for feita.

  • Filtro de combustível

Função: o filtro de combustível tem a função de filtrar o combustível do carro, eliminando possíveis resíduos e partículas. Esse equipamento fica instalado entre o motor e o tanque de combustível e sua manutenção é importante para não danificar o sistema de injeção do veículo.

Importância: O aumento do acúmulo de resíduos no filtro de combustível deixa o local de passagem do combustível mais estreito, fazendo com que o carro elimine mais dióxido de carbono.

Troca: A regra geral é trocar o filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros percorridos, porém a dica é checar o que manual do proprietário recomenda.

  • Filtro de ar condicionado

Função: o filtro do ar-condicionado tem a função de filtrar o ar que entra na cabine do carro e retirar odores desagradáveis.

Importância: entre os filtros do carro, este merece atenção porque quando está vencido ou estragado não impede a entrada de impurezas e cheiros da rua no carro, além de impedir o fluxo de ar

Troca: o momento de troca do filtro de ar condicionado depende da utilização, mas a dica é que a revisão preventiva seja feita a cada 20 mil quilômetros rodados.

Lembre-se que o período para troca dos filtros do carro é uma média, baseada no que a maioria das montadoras indicam. Porém, para garantir o correto funcionamento dos itens citados acima siga as recomendações do Manual do Proprietário e leve seu carro periodicamente para a manutenção em uma oficina de confiança.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso Facebook.