As vantagens oferecidas por câmbios automatizados I-Motion e Dualogic podem ser muito atraentes, mas poucas pessoas se atentam à necessidade de realizar a manutenção preditiva do sistema. Confira abaixo os principais defeitos que afetam os câmbios e saiba quando realizar a substituição do fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic.

Quando substituir o fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic?

Alguns aspectos do fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic podem indicar a necessidade de manutenção. São eles:

  • Fluído “sujo”;
  • Viscosidade alterada;
  • Contaminação por água;
  • Quando houver vazamentos;
  • Contaminação por desgaste de componentes internos.

Fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic com problema: defeitos mais comuns

  • Falta de manutenção

A falta de manutenção do fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic, pode resultar na queima da bomba de pressão. Isso faz com que as marchas param de engatar e o carro fica imóvel.

  • Vazamento de óleo

Outro sinal de problema nos câmbios automatizados é o vazamento de óleo do sistema hidráulico. Como o fluído some e o vazamento fica imperceptível, é difícil identificar esse problema.

A dica é observar a frequência com que é necessário completar o nível do óleo, para verificar se há vazamentos. A reparação é feita com um kit específico e com a troca das vedações.

  • Mau uso do dispositivo

Inúmeros problemas podem decorrer do uso inadequado do dispositivo. As consequências disso podem ser superaquecimento do sistema de embreagem e fluido, desgaste prematuro do sistema de embreagem, destruição de vedações e componentes eletrônicos entre ouros.

Troca do fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic x Reparação corretiva do sistema

Segundo o fabricante, para fazer a troca do fluido hidráulico dos câmbios automatizados I-Motion e Dualogic é necessário despressurizá-lo por meio de um scanner. Realizar a troca do fluido hidráulico dos câmbios automatizados é mais vantajoso, pois possui um custo bem menor do que a reparação corretiva do sistema.

A Bompreço Autopeças oferece os melhores produtos do mercado com excelentes condições de pagamento, confira nossa linha completa de produtos aqui.