Os fluidos e lubrificantes têm a função de reduzir o atrito e evitar a oxidação e corrosão, além de contribuir para uma boa troca de calor entre as peças do carro. Para garantir o correto funcionamento dos componentes, a troca deve ser feita com produtos específicos para cada tipo de aplicação, de acordo com as recomendações do manual do fabricante.

Confira as dicas que preparamos sobre os cuidados básicos com os fluidos e lubrificantes do carro.

 

TIPOS E PRAZO DE TROCA

Uma medida importante é verificar os fluidos e lubrificantes regularmente para evitar problemas mecânicos e acidentes. Saiba quais são as características mais importantes de cada tipo e os prazos de troca.

  • ÓLEO DE MOTOR

– A vareta que mede a quantidade de óleo no cárter deve ficar entre as marcas “mínimo e máximo”.

– O nível do óleo deve ser verificado com o motor frio, para que o conteúdo que está concentrado nas partes do carro volte para o tanque, garantindo uma leitura correta.

– Confira a cor do óleo: quando está limpo, ele é dourado e transparente, já o óleo sujo fica preto ou marrom.

– Se o óleo estiver meio espumado, pode ser sinal de contaminação com refrigerante e indicar uma vedação com defeito ou outros problemas. Nesse caso, é necessário levar o carro até o seu mecânico de confiança.

– A troca desse fluido deve ser feita, em média, a cada 10 mil quilômetros ou seis meses para evitar superaquecimento, borras e desgaste das peças.

  • FLUIDO DE FREIO

– É a parte responsável por transmitir a pressão que aciona as pastilhas e lonas do sistema de freios.

– O nível baixo desse fluido pode indicar vazamento na linha de freio ou ainda que as superfícies de freio estão gastas. Se o fluido estiver baixo, a indicação é levar o carro na oficina para descobrir o motivo.

 – Os fluidos devem ser verificados a cada 30 dias.

  • DIREÇÃO

– O reservatório da direção tem dois pares de linhas, um para o motor quente e outro para o motor frio. Portanto, a leitura deve estar de acordo com a condição do carro no momento da checagem.

– O fluido de direção é altamente inflamável e se estiver fora de validade pode causar ruídos e danificar as engrenagens.

– A troca desse lubrificante deve ser feita a cada 35 mil e 50 mil quilômetros.

  • ADITIVO PARA ÁGUA

– O fluido refrigerante evita ferrugem e estabiliza a temperatura interna do motor.

– A checagem do nível do fluido deve ser feita com o motor frio, pois a água quente pode espirrar quando o reservatório for aberto.

– O aditivo para água é uma mistura com baixo ponto de congelamento e maior ponto de ebulição. Portanto, é indicado comprar uma garrafa do produto adequado ao repor o refrigerante.

  • LIMPADOR DE PARA-BRISA

– O aditivo para o limpador de para-brisa tem a função de limpar e hidratar as palhetas do limpador.

– Em dias frios, o indicado é usar um fluido de limpeza específico, do tipo que não congela facilmente.

– Não se deve usar detergente doméstico no reservatório de água, pois o produto escorre pela carroceria e danifica a pintura.

Verifique com frequência se o nível dos fluidos e lubrificantes está baixo e compre os líquidos e aditivos para o seu carro na Bompreço Auto Peças. Fique de olho no nosso blog e acompanhe nossas dicas e cuidados para a manutenção do seu veículo.19