Freio ABS em motos = mais segurança

Os freios ABS já é bem conhecido dos brasileiros, principalmente agora em que todos os carros devem sair de fábrica equipados com este sistema que bloqueia o travamento das rodas em frenagens. O que muitas pessoas não sabem é que o ABS também é muito útil em motos.

O primeiro freio ABS em motos aconteceu em 1988 com a BMW no modelo K 100, o maior da marca na época. Este lançamento foi o pontapé inicial para que a indústria automobilística começasse a investir em modelos equipados com este sistema. Antes era exclusivo de modelos maiores, já que o ABS era pesado e caro, só que conforme o freio popularizou, diminuiu o volume e custo, os modelos menores também puderam ser beneficiados.

O freio ABS em motos vale muito a pena, pois aumenta a segurança, um ponto importantíssimo quando se trata de motos, protagonistas de muitos acidentes graves. A chance de a frenagem ser bem-sucedida é muito maior quando o sistema está presente, principalmente em pista molhada.

Dica para o motociclista!

Se você está acostumado a pilotar uma moto com freio simples, ao pegar uma moto com ABS é recomendável treinar o ato de frenagem antes de pilotar pelas ruas, para se adaptar ao novo freio e também tirar certas manias relativas a hora certa de parar a moto, além de acostumar o motociclista com a trepidação suave da alavanca do freio.

O freio ABS em motos acima de 125 cc se tornará obrigatório em 2016 na união europeia. No Brasil a norma publicada é de que as motos novas que possuem menos de 300cc devem sair de fábrica com freio ABS ou CBS de forma escalonada a partir de 2016. Chegando em 100% até 2019.

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