O sistema de freio do carro é um dos elementos responsáveis pela segurança de todos que estão nas vias urbanas e estradas. Por sua importância, passaram por diversas atualizações e modernizações nos últimos anos. Para te ajudar a entender como o freio do carro funciona e quais as principais tecnologias usadas atualmente, continue a leitura.

Funcionamento do freio do carro

O freio do carro funciona por meio da conversão de pressão mecânica em hidráulica, através de um circuito fechado de fluido de freio desde o cilindro mestre até os cilindros ou pinças hidráulicas ligadas às rodas.

Como o freio do carro atua?

Para acionar a frenagem, o primeiro passo é acionar o pedal, componente que liga o condutor e o veículo. Ao pisar no pedal, o condutor aplica a pressão inicial necessária para o funcionamento do sistema e transmite para o cilindro mestre.

Outro item do freio do carro é o servo freio, que fica entre o pedal e o cilindro-mestre e tem a função de ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal, reduzindo o esforço na frenagem para repassar a resultante para o cilindro mestre.

O cilindro mestre também compõe o sistema e tem a função de transformar a força mecânica da pressão no pedal em pressão hidráulica. A transformação ocorre com a ajuda de pistões que recebem a força mecânica para pressionar o fluido espalhado por todo o sistema.

Tecnologias atuais no freio do carro

Novas tecnologias foram incorporadas ao sistema de frenagem para garantir mais segurança aos ocupantes dos veículos e também aos pedestres. Confira as principais e entenda como funcionam.

  • ABS (Sistema de freio antitravamento)

ABS é a tecnologia desenvolvida para evitar o travamento e a derrapagem das rodas, prevenindo acidentes. Esse sistema criado para o freio do carro atua através de sensores instalados nas rodas e coordenados aos comandos da central eletrônica.

Os sensores identificam a possibilidade de travamento das rodas de acordo com a força e a rapidez da pressão exercida no pedal e a velocidade do veículo, e enviam um sinal à unidade de comando, que determina o alívio da pressão no sistema e evita o travamento e a derrapagem.

  • EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem)

O EBD, normalmente, trabalha associado com o ABS e tem a função de regular e distribuir adequadamente a força da frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro. O sistema garante a estabilidade do carro desde freadas brandas até as de emergência.

Os sensores de velocidade e carga instalados nas rodas enviam os dados à central de comando, que regula a intensidade da frenagem adequada a cada eixo do veículo, promovendo o balanceamento.

  • ESC (Controle de Estabilidade Eletrônico)

O ESC reduz a fatalidade dos acidentes e o capotamento em SUVs, atuando na correção da trajetória do veículo em situações adversas e funcionando através de diversos sensores.

Para saber mais sobre o funcionamento do controle de estabilidade, acesse aqui.

Os principais componentes desse sistema para o freio do carro são o ABS, que capta as variações de direção, velocidade e movimento do carro ao redor do próprio eixo, e um sensor de ângulo de direção, que registra as ações do motorista.

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