O airbag é um dispositivo de segurança que protege motoristas e passageiros em caso de colisão do veículo ao reter o movimento para frente e fornecer uma proteção adicional, diminuindo os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax. Pensando na importância desse item, confira os tipos e saiba mais como é o funcionamento do sistema de airbags.

Funcionamento do sistema de airbags

O sistema de airbags é comprimido e mantido em uma pequena área, sendo ativado por sensores que transmitem um impulso elétrico antes que ocorra o impacto, protegendo o condutor e os passageiros.

Os sensores são projetados para mostrar quando o veículo foi danificado em um acidente e respondem a diversos conjuntos de estímulos, como parada repentina, pressão aumentada, velocidade da roda, estado do ocupante dos assentos, pressão de travagem e de impacto, além de outros indicadores do estado do veículo.

Depois de determinar que houve um acidente, a unidade de controle envia um sinal para o sistema de airbags, que dispara uma carga química e gera uma explosão de gás nitrogênio que preenche os airbags e estoura através dos painéis para entrar no espaço do carro.

Validade do sistema de airbags

Sempre que o motorista dá a partida no carro, o sistema de airbags verifica os sensores e as bolsas de ar. Se for encontrado algo errado, mesmo que seja apenas mal contato, a luz permanece acesa.

Porém, como atualmente não existem normas que definam a vida útil de airbags e cada montadora possui uma determinação, a dica é conferir o que o Manual do Proprietário indica.

Tipos de aibargs

O sistema de airbags é essencial na hora de reduzir ferimentos em batidas e garantir a segurança dos ocupantes. Por isso, é importante conhecer os principais tipos de bolsas infláveis e como funcionam.

  • FRONTAIS

Bolsas frontais que protegem o motorista e o passageiro da frente, enchendo de acordo com a severidade da batida ou o tamanho do ocupante e evitando o impacto com o volante e o painel.

  • LATERAIS

Essas bolsas do sistema de airbags protegem o tórax e a cabeça dos ocupantes e são encontradas na parte dianteira do veículo ou em toda a sua lateral.

  • CORTINA

As bolsas cortina ocupam toda a lateral do veículo com o objetivo de reduzir traumas em batidas laterais e evitar que pedaços de vidro atinjam os ocupantes.

  • PARA JOELHOS

Esse tipo de airbags está começando a se popularizar por evitar o impacto entre os joelhos do condutor e a coluna de direção e se adequar aos critérios de impacto de institutos que realizam testes de colisão.

  • CENTRAL

Essa bolsa do sistema de airbags fica no console entre os bancos dianteiros e evita o choque entre o condutor e o passageiro.

  • VIDRO TRASEIRO

Esse airbag fica na parte posterior dos encostos de cabeça traseiro e protege os ocupantes de batidas na traseira, evitando ser atingidos por cacos de vidro.

  • DE CINTO

Esse airbag é uma espécie de cinto inflável que, durante um acidente frontal ou lateral, infla e ameniza o impacto entre o cinto e o corpo.

  • DE CAPÔ

Essa bolsa do sistema de airbags tem o objetivo de proteger o pedestre em caso de acidente, pois fica na base do para-brisa e ajuda a amenizar o choque do pedestre contra o para-brisa e o capô.

 

Para mais informações e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso perfil no Facebook e no Instagram.