A caixa de direção é responsável por transmitir o movimento do volante aos braços e à barra de direção, contribuindo para a locomoção do carro. Para saber mais sobre esse item, confira quais são os tipos mais comuns e conheça os componentes da caixa de direção.

Tipos mais comuns de caixa de direção

  • Com setor e rosca sem fim

Esse modelo de caixa de direção traz um conjunto de componentes que combinam um parafuso com rosca sem fim e parte de uma engrenagem. Seu uso é bastante comum em SUVs, picapes, jipes e veículos da linha pesada.

O conjunto da caixa de direção com setor e rosca sem fim trabalha em banho de óleo ou graxa e tem a função de receber o movimento do volante e transmitir ao setor. As duas peças ganham tratamento de superfície no aço e necessitam de inspeções mais frequentes, reapertos, regulagens e verificação do óleo, pois o envelhecimento do componente pode provocar corrosão.

  • Com pinhão e cremalheira

Os componentes da caixa de direção com pinhão e cremalheira são montados em uma carcaça de liga leve com coifas protetoras e utiliza graxa como lubrificante. Esse modelo de caixa de direção é bastante comum em veículos de passeio e apresenta facilidade de manutenção e montagem no chassi monobloco.

O sistema transforma o movimento circular do volante de direção em movimento retilíneo dos braços de direção e garante o amortecimento das vibrações do sistema de direção, impedindo que cheguem ao volante.

Componentes da caixa de direção

Com setor e rosca sem fim

  • Carcaça: aloja todos os componentes da caixa de direção e os mantém banhados de graxa ou óleo.
  • Parafuso sem fim: componente com a função de transmitir o movimento circular do volante para o setor girado em torno de seu eixo, que é suportado por rolamento.
  • Setor: componente responsável por transmitir os movimentos do parafuso sem fim para as articulações do sistema de direção.
  • Dispositivo de regulagem: conjunto composto por um parafuso e porca cuja função é regular a folga do sem fim com o setor.
  • Junta: junta de papel ou conjunto de juntas metálicas que impedem que a graxa ou o óleo escorram da caixa.
  • Vedadores: esses componentes da caixa de direção impedem que o óleo ou a graxa escorram da caixa e evitam a entrada de impurezas e fluídos externos.
  • Rolamentos: itens responsáveis por dar suporte ao parafuso sem fim e reduzir o atrito dele com a caixa.

Com pinhão e cremalheira

  • Corpo: responsável por permitir que a cremalheira deslize longitudinalmente, movimentando os braços de direção e as rodas.
  • Pinhão: componente responsável por receber os movimentos do volante e transmitir para a cremalheira.
  • Cremalheira: integra a relação de redução do volante de direção, o que determina o torque de acionamento da caixa de direção.
  • Braços de direção: componentes da caixa de direção cuja função é transferir o movimento da cremalheira para as mangas de eixo, possibilitando que girem e estercem as rodas.
  • Terminais de direção: pino de articulação esférica que faz a conexão entre a caixa de direção e a manga de eixo.
  • Dispositivos de regulagem: componentes com função de regular a folga entre o pinhão e a cremalheira.
  • Coifas de proteção: impedem que a poeira e outros detritos contaminem as extremidades da caixa de direção, causando vazamentos.
  • Buchas: responsáveis por facilitar o movimento da cremalheira, reduzindo o atrito entre ela e a cremalheira.
  • Rolamento: peça responsável por reduzir o atrito para que o pinhão possa girar com suporte e sem resistências.

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