O sistema de freios ABS tem a função de evitar que as rodas travem em uma freada brusca e permite que o motorista continue no controlo do veículo, sendo classificado como um item de segurança ativa.

Confira as características dos freios ABS e sua importância para a segurança.

Carros sem ABS x Carros com ABS

Nos veículos que não possuem o sistema de freios ABS as rodas são travadas e o veículos é arrastado em linha reta.

Já nos carros com ABS as rodas não travam e permitem saídas em curvas. Isso ocorre porque o sistema identifica se o veículo está em movimento e reduz a pressão do freio, impedindo que uma ou mais rodas travem durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre os lados do veículo.

Funcionamento do sistema de freios ABS

Quando as rodas do carro estão travadas e o automóvel continua em movimento, o carro tende a deslizar muito mais do que se as rodas parassem gradativamente. Para evitar isso, os freios ABS possuem sensores que medem a velocidade do carro e a rotação das rodas 20 vezes por segundo.

Dessa forma, quando o sistema percebe que alguma roda travou, a força do freio é reduzida individualmente fazendo o carro parar mais rápido.

Importância dos freios ABS

  • Pista molhada e aquaplanagem

O atrito entre o pneu e a pista é menor na pista molhada. Nesse cenário, se as rodas travarem em cima de uma lâmina d’água, o resultado pode ser a aquaplanagem e a perda da tração com o solo.

Para evitar essa situação, o sistema ABS impede que a roda trave completamente e mantenha o carro firme no chão.

  • Frenagem com desvio

Em casos de imprevisto logo à frente do carro sem espaço para parar o automóvel, o motorista precisa desviar o trajeto do carro aplicando força máxima nos freios.

Nos carros com o sistema de freios ABS as rodas não travam completamente e, assim, o carro consegue desviar sem problemas.

  • Superfícies desiguais nas rodas

A frenagem desigual gerada quando uma ou mais rodas dos veículos passam por algum meio de atrito diferente das outras, o motorista pode perder o controle total do carro.

Em carros com freios ABS o sistema mede e controla a força dos freios em cada roda, promovendo a frenagem segura mesmo nesse tipo de condição.

Para acompanhar dicas e notícias sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças!