Os problemas decorrentes da infiltração de água no carro não são comuns apenas no período da chuva. Essa situação também pode atingir os proprietários de veículos quando alguma peça está mal conservada e fora do lugar, transformando uma ida ao lava-rápido em um grande problema. Para conhecer as principais causas de infiltração no carro e como evitar o problema, confira nossas dicas.

Causas da infiltração de água no carro

  • Teto solar

O acúmulo de sujeira e a falta de hidratação do tecido que veda a área pode provocar a infiltração, fazendo com que a água transborde do teto para o interior do veículo e para o porta-malas.

  • Ar-condicionado

É comum que folhas de árvores e poeira entrem na caixa do ventilador, que também possui drenos para o escoar a água. Quando essas saídas entopem, a água transborda para dentro do carro. Nesse caso, apesar do problema, o sistema não sofre danos decorrentes da infiltração.

  • Portas

A infiltração de água no carro através das portas acontece quando o vidro das janelas quebra e também pelo orifício do alto falante. Em ambos os casos, a água transborda devido à obstrução dos drenos por cacos de vidro, sujeira e poluição.

  • Assoalho

A parte inferior do carro possui furações vedadas com borrachas e a medida que o motorista raspa o assoalho do carro em alguma lombada ou obstáculo, esses plugs vão ficando danificados. Caso isso ocorra, é natural que a água penetre no interior do carro ao passar em uma poça, por exemplo.

  • Lanternas

Outro ponto de infiltração de água no carro são as peças externas que possuem comunicação com o interior do veículo. Um bom exemplo é a lanterna, que se estiver mal encaixada ou com a borracha de vedação danificada pode causar infiltração no porta-malas.

  • Para-brisa

A instalação incorreta do para brisa também pode provocar a infiltração de água através do cordão de colagem. Nos carros antigos, a entrada de água pode acontecer por meio das borrachas de guarnição ao redor do vidro.

Como evitar a infiltração de água no carro

Em grande parte dos casos, os casos de infiltração de água no carro listados acima são resultantes de serviços mal feitos, falta de manutenção e limpeza ou ainda desconhecimento do proprietário.

Porém, é possível adotar alguns cuidados básicos para evitar que esse problema cause grandes prejuízos. Confira.

  • Limpe o teto solar frequentemente e faça a manutenção preventiva conforme indicação do Manual do Proprietário.
  • Fique de olho nos drenos existentes nas portas do carro e, caso perceba a infiltração de água no carro, desobstrua usando algum elemento plástico ou até um palito de madeira.
  • Limpe as borrachas de vedação apenas com detergente neutro e não passe silicone nas borrachas de vedação, pois este produto pode acentuar o problema.
  • Peça para seu mecânico de confiança checar se os orifícios e plugs usados na fabricação do carro estão selados corretamente.

Para mais dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso perfil no Facebook. E lembre-se: na hora de comprar peças para seu carro, conte com quem é referência no mercado! Visite o site da Bompreço Auto Peças e conheça nossos produtos.