O caminhão é o meio de transporte de carga mais utilizado no Brasil. Deve estar sempre funcionando perfeitamente, pois além de ser um meio de trabalho, deve oferecer segurança para o motorista.

A manutenção do caminhão deve ser realizada de maneira preventiva e periodicamente. A postura de alguns motoristas de não realizar a manutenção e guardar o dinheiro para quando der um problema não é certa, pois se realizada, a manutenção pode prevenir danos – e gastos –  maiores.

O trabalho de manutenção de caminhão deve ser realizado por oficinas ou concessionárias especializadas. As peças devem ser adquiridas em lojas de confiança que comprovem a qualidade e procedência dos produtos, como a Bompreço.

O que verificar na manutenção de caminhão

Cheque sempre se o sistema de iluminação está funcionando perfeitamente e não esqueça que as lâmpadas devem ser trocadas em pares para que não haja diferença na hora de iluminar.

Os freios são importantíssimos e devem estar em perfeito funcionamento. É necessário verificar o nível de fluido nos sistemas hidráulicos e drenar a água condensada.

O sistema de suspensão do caminhão deve ser verificado anualmente, bem como os amortecedores, molas, bandejas, braços danificados, pivôs, buchas e bieletas.

O caminhão não está isento de equipamentos obrigatórios. Não esqueça de observar se está tudo certo com o triângulo, estepe, cinto de segurança, buzina e extintor de incêndio. Não esqueça de também calibrar o estepe antes de cair na estrada.

Outro item que deve ser verificado anualmente é o sistema de embreagem. Caso perceba que o pedal está frouxo, há perda de aceleração ou barulhos estranhos, faça a manutenção imediatamente.

Toda vez que for trocado o óleo do motor, o filtro de ar deve ser verificado. Caso a peça esteja escura, realize a substituição.

Não esquece de sempre verificar o estado das correiras.

Há ainda outros itens necessários a serem verificados na manutenção de caminhão, mas estas dicas ficam para outro post. Precisa de peças para caminhão, máquinas agrícolas ou veículos em geral? Contate a Bompreço!