A principal função do sistema de direção automotiva é transmitir o movimento de rotação do volante a caixa e colunas de direção, fazendo com que as rodas e pneus girem em torno de seu eixo, resultando no movimento do carro. Todo o processo de levar a rotação do volante para as rodas é realizado por diversos componentes que trabalham junto com o sistema de suspensão para que o veículo ande em pisos com os diversos tipos de irregularidades.

Componentes principais do sistema de direção:

Volante de direção: Peça indispensável em veículo, é o primeiro componente do sistema de direção, sendo controlado totalmente pelo motorista.

Coluna de direção: É peça responsável para levar o movimento do volante de direção até a caixa de direção. Em alguns modelos de veículo esta peça permite um ajuste do volante em relação ao motorista, trazendo mais conforto para o ato de dirigir.

Caixa de direção: Recebe a rotação do volante através da coluna e transforma em um movimento retilíneo.

Barra de direção: É o nome dado aos componentes que saem da caixa no sentido das rodas. Apresentam forma articulável para que seja possível acompanhar a suspensão. Há também uma espécie de coifa de proteção para evitar possíveis contaminações aos elementos internos.

Terminal de direção: Esta peça parece o pivô da suspensão e é ligada no montante de roda. As barras de direção são rosqueadas neste componente.

Sobre o sistema de direção

Ele pode ser do tipo elétrico, hidráulico ou elétrico hidráulico. O mecânico não pode esquecer de verificar todo o sistema para que o veículo atinja o máximo do seu potencial e consiga mais estabilidade. Além disso, com este sistema em más condições, pode haver prejuízo nos pneus, rolamentos, suspensão e outros.

Precisa de peças para a manutenção do sistema elétrico? Faça agora mesmo um orçamento na Bompreço Auto Peças. Referência em peças automotivas em todo o centro-oeste.