O sistema de suspensão você já conhece: Ele é responsável pela aderência ao solo e adequação de transmissão de energia e é composto basicamente pela mola e amortecedor. Um componente muito importante e que também deve ser citado é o pivô da suspensão.

O pivô da suspensão é importantíssimo para o correto do funcionamento do sistema de suspensão do carro. A sua função é a de realizar a ligação do chassi e carroceria com o telescópio, manga de eixo e cubo de roda. Durante a aceleração, frenagem e curvas, o pivô da suspensão suporta muito peso e recebe muita força. Ele permite que haja a direção do carro, fazendo com que a coluna gire em seu próprio eixo.

Também conhecido por pinos esféricos, devem ser observados a cada manutenção do veículo, pois caso apresentem folgas, podem até mesmo ocasionar a queda da roda. Caso o pivô quebre, haverá desligamento do cubo de roda e suspensão.

A manutenção do pivô da suspensão deve ser realizada de acordo com o tempo especificado pelo fabricante no manual do veículo, mas caso o condutor trafegue muito em pistas esburacadas, fazendas, pistas não-planas e obstáculos, deve ficar atento e realizar a manutenção em intervalos menores de tempo, já que manobras bruscas e desníveis de pista podem afetar a durabilidade do sistema de suspensão.

Em alguns modelos o pivô da suspensão está soldado junto com a bandeja da suspensão. Neste caso é mais difícil realizar a troca de apenas um pivô, sendo indicado substituir a bandeja inteira.

Precisa comprar pivô da suspensão? Entre em contato com a Bompreço e surpreenda-se com as nossas condições de pagamento.