Os motores da nova geração são fisicamente pequenos e com peso bastante reduzido. Essa nova tecnologia empregada em veículos populares é conhecida como Downsizing e, de acordo com as montadoras, ela veio para ficar. Os motores Downsizing Turboalimentados se tornaram mais eficientes, possuem tamanho reduzido, desperdiçam menos energia em atrito e reduzem o peso do veículo.

Para saber mais sobre esses motores e entender suas características, continue lendo.

Características dos motores Downsizing Turboalimentados

A tecnologia de ponta utilizada na produção de motores Downsizing Turboalimentados permite reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes ao mesmo tempo em que proporciona maior potência. Os motores são fabricados em ligas especiais de alumínio, recebem injeção direta de combustível e superalimentação (turbo) controlada eletronicamente e variação de fase nos comandos de válvulas.

Inovações Tecnológicas dos motores Downsizing Turboalimentados

Os benefícios oferecidos pelos motores Downsizing Turboalimentados são bem atrativos. Para entender melhor, confira algumas inovações tecnológicas que eles proporcionam:

  • Hyundai Kappa 1.0 turbo

O Hyundai Kappa 1.0 Turbo possui 3 cilindros, 12 válvulas, tecnologia Flex e taxa de compressão de 9,5:1. Além disso, apresenta potência máxima que varia de 105 cv a 6.000 rpm e torque máximo é de 15 kgf.m a 1.550 rpm. Outros itens que merecem destaque são:

  1. Duplo comando de válvulas variável na admissão;
  2. Virabrequim desalinhado em relação aos pistões, o que reduz o atrito;
  3. Corrente para acionamento das válvulas;
  4. Turbo compressor compacto, que pode chegar a 280.000 rpm;
  5. Válvula de alívio controlada eletronicamente;
  6. Arrefecimento feito por galeria de óleo exclusiva;
  7. Intercooler de alta eficiência é arrefecido a ar;
  8. Sistema de injeção com pressão aumentada (3,8 bar);
  9. Injetores de 10 furos;
  10. Bomba de óleo de 2 estágios.
  • Volkswagen 1.0 TSI Total Flex

Com uma taxa de compressão de 10,5:1, 3 cilindros e uma cilindrada de 999 centímetros cúbicos, o VW 1.0 TSI Total Flex apresenta potência máxima que varia de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm (gasolina) a 105 cv (77 kW) a 500 rpm (etanol). O torque máximo é de 16,8 kgf.m (gasolina ou etanol), disponíveis a partir de 1.500 rpm. Algumas das inovações tecnológicas desse motor de acordo com o fabricante são:

  1. Injeção direta de combustível;
  2. Turbocompressor compacto e intercooler arrefecido a água;
  3. Bloco ultra rígido de alumínio leve fundido;
  4. Virabrequim de baixa massa;
  5. Triplo circuito de arrefecimento com duas válvulas termostáticas.
  • Ford 1.0 EcoBoost

O Ford 1.0 EcoBoost traz motor superalimentado de 3 cilindros e 12 válvulas e disponibiliza potência de 125 cv a 6000 rpm e torque de 17,3 kgfm a 1400 rpm. Outras inovações são:

  1. Injeção direta de combustível;
  2. Turboalimentador que pode chegar a 248.000 rpm;
  3. Duplo comando variável de válvulas (admissão e escape);
  4. Bomba variável de óleo;
  5. Acionamento das válvulas por correia banhada em óleo;
  6. Coletor de escapamento integrado ao cabeçote;
  7. Sistema duplo de aquecimento e arrefecimento;
  8. Sistema de resfriamento dos pistões por jato de óleo.

Em todos esses motores Downsizing Turboalimentados, é fundamental observar as especificações do óleo lubrificante utilizado e seu período de troca. Além disso, é necessário atentar-se às especificações do aditivo empregado no circuito de arrefecimento, à dosagem e o seu período de troca.

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