Segundo um estudo feito por uma universidade dos Estados Unidos, o passageiro que ocupa o assento no meio do banco de trás, tem uma probabilidade de sobrevivência maior, em relação ao resto dos lugares em cerca de 86%. Com certeza essa informação vai interferir na sua próxima viagem de carro.

O Assento do meio é mais seguro porque..

Por mais incrível que isso pareça, o assento menos requisitado de um veículo de passeio é considerado o  mais seguro que um passageiro possa ocupar, o assento do meio do banco de trás. Esta conclusão partiu de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Buffalo (EUA), onde avaliaram diversos acidentes automobilísticos acontecidos nos Estados Unidos entre os anos de 2000 e 2003 nos quais houve pelo menos uma vítima fatal e em que havia alguém ocupando este lugar.

A conclusão foi de que quem está no meio do assento de trás tem 59% a 86% de chances a mais de sobreviver a um acidente do que quem está no assento da frente, e 25% a mais de chances do que quem está sentado no assento das janelinhas do banco de trás.

Colocando em prova, diversos fatores de risco como tipos de veículo, uso de airbags, peso do veículo, idade dos ocupantes, uso de drogas etc e, mesmo assim, o meio do assento de trás se mantém 16% mais seguro do que qualquer outro assento no veículo.

A Pesquisa

O estudo verificou um número de 33.318 passageiros nos assentos de trás nos acidentes avaliados. A idade média destes ocupantes era de 20 anos, sendo que os que ocupavam o meio do assento de trás tinham em média 15,4 anos. Quase metade dos que estavam nos bancos de trás (46,9%) não usavam cintos de segurança. Entre estes descuidados, 34,6% foram vítimas fatais. Já entre os que estavam atrás e usavam cinto, só 14,9% foram vítimas fatais. Pelo estudo, concluiu-se que quem usou cintos de segurança tinham 2,4 a 3,2 vezes mais chances de sobreviver.

Agora você já sabe qual foi considerado o assento mais seguro de um veículo. Acompanhe o blog da Bompreço. Toda semana tem novidade sobre o mundo automobilístico. Precisa de peças? Entre em contato agora mesmo pelo site.