Final do ano chegando que muita gente se prepara para as férias de dezembro/janeiro, uma das coisas mais importantes além de fazer a revisão do carro é que o motorista esteja devidamente descansado. Fazer uma viagem com o corpo e/ou mente cansados pode trazer alguns problemas como desatenção o que acarreta em problemas maiores que um simples desconforto.

Antes de viajar é importante ter tido uma boa noite de sono, ter se alimentado bem e claro, ter feito a revisão no veículo.

Algumas pesquisas relatam que um motorista não pode e não deve ficar mais de 6 horas guiando um carro, ônibus ou caminhão ao longo do dia. Pequenas pausas devem ser feitas para que o corpo descanse. Elas podem ser feitas a cada duas horas por 15 minutos, durante as pausas, o motorista deve se levantar, tomar uma água, um café, lavar o rosto, se movimentar e até mesmo fazer alongamentos afim de evitar lesões. É bom lembrar que essas observações valem para todos os passageiros do veículo.

motorista com sono

Muitos pegam a estrada depois de sair do trabalho, isso é um erro gravíssimo, depois de um dia de trabalho o certo é que o motorista tenha dormido no mínimo 8 horas seguidas, do contrário. As chances de o motorista pegar no sono e cochilar são grandes, por isso, descanse bem antes de pegar a estrada.

Outra mania que muitas pessoas tem é de comer dirigindo. Isso é uma péssima ideia, você precisa estar com as duas mãos ao volante e concentrado no percurso, nada pode ser distração em uma viagem de carro. O melhor a se fazer é parar o carro e se alimentar.

Atente-se aos sinais enquanto dirige, não hesite em parar o veículo quando achar necessário. O seu bem-estar e o da sua família são mais importantes do que chegar mais cedo ao seu destino.