Item indispensável também em viagens de ônibus e vans, o cinto de segurança é peça essencial para diminuir qualquer impacto ou consequência de uma possível colisão. O cinto impossibilita do corpo ser arremessado para fora dos veículos em acidentes, o que diminui consideravelmente o risco de morte.

Não é novidade para ninguém que o cinto de segurança salva vidas. Seja em qualquer situação: em distancias longas, curtas ou de emergência ele é indispensável para quem está dentro do veículo.

Cinto de seguranças em transportes coletivos

O transporte de passageiros entres Estados muitas vezes são feitos em transportes coletivos, ou seja, ônibus e vans e devem ser regulamentados pelas agências estaduais. As empresas que prestam esse serviço devem oferecer cintos de seguranças para todos os assentos e consequentemente para todos os passageiros.

Dessa forma, busque não utilizar vans e ônibus, onde você não possta estar sentado e protegido pelo cinto. Além disso, o passageiro deve exigir o cinto de segurança em bom estado de conservação e fácil acesso. Fiscais contratados das agências regulamentadas prestam esse tipo de serviço orientando o uso do cinto.

Curiosidades sobre o cinto de segurança

Pesquisas recentes apontam que, mesma a maioria já sabendo da eficiência do uso do cinto de segurança apenas 2% dos passageiros de ônibus e vans utilizam esse equipamento. Ou seja, 98% ignora completamente o risco que está correndo sem o cinto.

Caso você entre em um transporte coletivo que não tenham o cinto de segurança disponível, cobre isso do condutor, ele é o responsável pela sua segurança e dos demais passageiros naquele momento.

Essas foram apenas algumas dicas de segurança da Bompreço para você utilizar ônibus e vans que transportam passageiros de um município ao outro ou de um Estado para outro. Confira mais dicas no nosso Blog.