Escolher o melhor óleo lubrificante para o carro não é tão difícil quanto parece, basta ter o manual do proprietário. Nele encontram-se todas as informações necessárias para manter o veículo em bom funcionamento pelo maior tempo possível, incluindo a indicação do óleo lubrificante ideal.

Para te ajudar a entender quais os riscos de não usar o produto recomendado e como é determinado o óleo lubrificante para o carro, preparamos esse texto. Continue lendo.

Sobre o óleo lubrificante para o carro

O óleo lubrificante é constituído de dois componentes básicos:

  • Uma base oleosa, que pode ter origem sintética, mineral ou uma mistura das duas;
  • Um pacote de aditivos, que confere ou melhora determinadas propriedades da base.

Uma das propriedades mais importantes de um óleo lubrificante para o carro é a viscosidade, que é a medida da dificuldade que o fluido tem para escoar. Podem ser encontrados fluidos de alta densidade e baixa viscosidade, como o mercúrio a temperatura ambiente, e fluidos com baixa densidade e alta viscosidade, como os óleos lubrificantes para engrenagens.

Importância da viscosidade do óleo lubrificante para o carro

Essa propriedade é a que define se o óleo lubrificante para o carro irá permanecer ou não na folga do mancal, proporcionando lubrificação dinâmica. Se a viscosidade é muito baixa, ele escapa da folga e se a viscosidade é muito alta ele não consegue ficar no interior da folga, promovendo o atrito seco.

Outro fator que também pode influenciar diretamente no desempenho e na durabilidade dos conjuntos mecânicos é o tipo e a quantidade de aditivo que o óleo lubrificante para o carro recebe em sua fabricação. As consequências são sintomas de mau funcionamento, como “batidas” de tucho hidráulico quando o motor atinge ou ultrapassa ligeiramente a temperatura normal do trabalho e, em casos extremos, podem perder a estabilidade e variar para fora da faixa desejada.

Benefícios de usar o adequado óleo lubrificante para o carro

Há alguns benefícios para o carro de quem usa o correto óleo lubrificante para o carro.

  • Desempenho: utilizar o lubrificante recomendado pela montadora assegura o desempenho do motor;
  • Lubrificação: mantém a lubrificação do motor em dia;
  • Durabilidade: diminui o desgaste das peças, aumentando a vida útil do motor. Ele evita a formação de borras, impede que o motor faça “mais força” que o necessário e lubrifica as partes do motor com qualidade.
  • Economia: com melhor lubrificação, menor desgaste e maior durabilidade os custos diminuem.

Veja mais dicas como essa acompanhando nosso blog. A Bompreço Auto Peças trabalha com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento. Confira nossa linha completa de produtos em nosso site.