O óleo para motor tem como função essencial garantir o correto e eficiente funcionamento das partes móveis, evitando o atrito entre elas. Porém, embora sua utilidade seja reconhecida, a escolha do lubrificante correto para o carro costuma gerar dúvidas devido às diferentes aplicações, marcas e tipos.

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA CORRETA DO ÓLEO PARA MOTOR

óleo para motor também tem a capacidade de trocar calor com as paredes dos cilindros, auxiliando o sistema de arrefecimento do motor e dispersando resíduos para evitar o desgaste do motor.

Dessa forma, é necessário ter conhecimento sobre as especificações de cada modelo e escolher corretamente o óleo para motor do carro, evitando problemas como o alto consumo de combustível e o desgaste prematuro do motor, reduzindo sua vida útil.

A dica mais importante é usar somente o lubrificante que está indicado no manual do proprietário do veículo. Isso significa que é essencial observar se o produto é mineral, sintético ou semissintético e o que as siglas na embalagem indicam sobre os testes de viscosidade (SAE) e desempenho (API ou ACEA).

ESPECIFICAÇÕES DO LUBRIFICANTE

Para escolher o melhor óleo para o motor do carro, é necessário estar atento a três informações:

ESPECIFICAÇÃO SAE

O SAE mostra a viscosidade do óleo para motor e sua especificação é composta por dois números separados por um W. Em um óleo SAE 5W40, por exemplo, a especificação informa que funcionando a frio ele se comporta com um óleo SAE 5, que é muito fluído, e em temperatura quente ele se comporta como um óleo SAE 40, que é viscoso.

Não utilizar o óleo com a especificação SAE correta pode gerar consumo excessivo de óleo ou de combustível e desempenho inferior ao normal, diminuindo a vida útil do motor.

ESPECIFICAÇÃO API

A especificação API revela o desempenho do óleo para motor e é composta por duas letras. A primeira é o S, de service station, e a segunda letra é definida pela ordem crescente do alfabeto, representando o nível de desempenho do óleo para os fatores aditivos, proteção contra corrosão, formação de depósitos, dispersão entre outros aspectos.

Utilizar um óleo com nível de desempenho abaixo do especificado pode causar alto consumo de combustível e acumulo excessivo de borra, reduzindo a vida útil do motor.

PADRÕES E NORMAS DAS MONTADORAS

Cada montadora possui suas normas e padrões para processos e projetos e o óleo para motor segue a mesma prática. Dessa forma, é essencial que os fornecedores atendam às necessidades das montadoras, oferecendo o produto mais adequado para cada cliente.

TIPOS DE ÓLEO PARA O MOTOR

As especificações do carro trazem informações que apontam se o óleo para motor deve ser mineral, sintético ou semissintético. Entenda as características de cada um:

MINERAIS

São lubrificantes obtidos através da separação de componentes do petróleo, resultando em uma mistura de vários compostos. Devido ao seu baixo custo, é o tipo mais utilizado nos lubrificantes automotivos e pode aparecer somente com um dos números do SAE, como 40, por exemplo.

SINTÉTICOS

São lubrificantes obtidos por reação química e, por isso, caracterizados pelo maior controle em sua fabricação. Sua formulação garante produtos mais puros e, geralmente, mais caros. Esse tipo de lubrificante consegue funcionar melhor em altas e baixas temperaturas.

SEMISSINTÉTICOS

Óleos semissintéticos são aqueles que empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos. O objetivo é reunir as melhores propriedades de cada tipo e a otimizar os custos.

Todas as especificações podem ser encontradas no manual do proprietário do veículo e as informações podem ser conferidas no frasco do óleo lubrificante.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como escolher o melhor óleo para motor do seu carro, entre no site da Bompreço Auto Peças e fale com um de nossos vendedores.