A população está cada vez mais tendo uma consciência ecológica maior, o que implica em mudança de hábitos para gerar economia e a procura por alternativas mais sustentáveis. No setor automobilístico não foi diferente, onde os carros movidos a combustíveis alternativos estão sendo procurados cada vez mais.

03 combustíveis alternativos que são comentados no mundo

Hidrogênio

Houve muita especulação no mundo todo sobre carros movidos a hidrogênio, o que seria a solução de muitos problemas ambientais, já que este combustível não emite agentes poluentes decorrentes do processo de queima.

Muitos foram céticos e afirmaram que não existirá tão cedo a produção em larga escala devido ao fato de ser um material perigoso, que necessita armazenamento seguro e a falta de tecnologia suficiente. Porém, em 2008 foi criado o Honda FCX Clarity, o primeiro carro movido a hidrogênio no mundo e o distribuiu para alguns clientes testarem. Em 2014 a Toyota também lançou um carro movido a hidrogênio: Toyota Mirai. Se esta tecnologia pega, só o futuro irá nos dizer, mas há investimento para que isso aconteça.

BioDiesel

O biodiesel é o nome dado para o óleo vegetal depois de retirada a glicerina. É um combustível promissor, sendo considerado por alguns como uma aposta para o setor.  Carros com motor a diesel podem utilizar o biodiesel, sendo possível alternar os combustíveis. É vantajoso por apresentar baixa emissão de poluentes e ser um produto natural, atóxico e renovável.

Eletricidade

Há muita euforia e expectativa em torno da popularização dos carros elétricos. Enquanto os híbridos já são uma realidade no Brasil, carros 100% elétrico ainda podem ter um pouco mais de dificuldade para se popularizarem, mas as apostas sugerem que este tipo de tecnologia estará acessível em pouco tempo. Além de ser ecologicamente correto, gera uma grande economia para o proprietário com relação ao preço da gasolina.

A eletricidade torna o veículo zero emissão. Isso significa que não irá ser emitido nenhum gás nocivo para o meio ambiente e também ruídos muito altos que gerem poluição sonora. Nesta categoria podemos citar o Nissan Leaf, o carro elétrico mais vendido da história.

Em alguns casos especulação, em outros, realidade. Acreditamos que daqui 10 anos os carros já terão tecnologias bem diferentes da que conhecemos hoje e estamos torcendo que sejam cada vez menos poluidores.

Conhece outro combustível alternativo? Deixe um comentário aqui embaixo e não se esqueça de visitar o site da Bompreço e conhecer todos os produtos.