Os amortecedores são itens essenciais do veículo, pois controlam a dirigibilidade e controlam o balanço da carroceria. Quer saber como é feita a troca desse equipamento? Continue lendo e confira a seguir o passo a passo para fazer a troca do amortecedor dianteiro do Corolla GLi.

Troca do conjunto do amortecedor dianteiro do Corolla GLi: passo a passo

Desmontagem da coluna de suspensão:

  1. Remova a grelha e o braço do limpador do para-brisa. Em seguida, retire a tampa de borracha da fixação superior do conjunto do amortecedor dianteiro do Corolla GLi utilizando uma chave de fenda.
  2. Solte a pressão da porca central com uma chave 19 mm cuidando para não soltá-la de uma vez.
  3. Com o carro ainda no chão, afrouxe os parafusos da roda no lado do conjunto de amortecedor.
  4. Levante o veículo para remover as porcas que prendem o conjunto de roda e pneu. Mantenha uma das porcas no parafuso para não afetar o balanceamento.

Remoção da bomba:

  1. Depois de remover a roda, solte a bieleta que conecta o amortecedor na barra estabilizadora.
  2. Solte o suporte dos flexíveis e do sensor do ABS com chave de 14mm.
  3. Remova primeiro apenas o conjunto de porca e parafuso inferior, mantendo-o na mesma posição.
  4. Desça o veículo para acessar o cofre do motor, onde estão os três parafusos prisioneiros de fixação do coxim na carroceria.
  5. Apoie o cubo da roda com um cavalete e remova a porca de 22 mm e o parafuso de fixação na manga de eixo que ficaram no suporte do amortecedor.
  6. Remova o parafuso e retire todo o conjunto de amortecedor desencaixando a parte superior.

Desmontagem do conjunto do amortecedor na bancada:

  1. Coloque o conjunto do amortecedor dianteiro do Corolla GLi que foi removido em uma bancada para desmontá-lo.
  2. Solte completamente a porca superior, já previamente afrouxada no veículo.
  3. Remova a porca e o coxim de fixação superior e retire o prato superior da mola.
  4. Retire a coifa ou guarda-pó, que serve para prevenir a entrada de sujeira no conjunto.
  5. Remova a mola ainda comprimida e com o encolhedor preso a ela.
  6. Retire o batente de poliuretano, que impede o fechamento total do amortecedor e também é conhecido como limitador de curso.
  7. Retire o calço inferior da mola, que é uma peça de borracha que funciona como isolante de vibrações e ruídos. Com isso você evita o contato direto do metal da mola com o prato metálico inferior do conjunto.
  8. Observe se há vazamentos e marcas escurecidas na haste do amortecedor para verificar o desgaste da peça e a necessidade de troca.
  9. Confira o código do amortecedor dianteiro do Corolla GLi para saber qual peça utilizar.
  10. Coloque o amortecedor na bancada e abra a haste completamente, voltada para cima, na posição de instalação. Vire a peça e feche totalmente o amortecedor. Controlando a haste, volte o amortecedor para a posição original e solte-a novamente, deixando abrir por completo. Repita esse procedimento quatro vezes.

Remontagem da coluna de suspensão

  1. Coloque o calço da mola sobre o prato inferior e em seguida coloque o batente de poliuretano com o furo maior voltado para baixo.
  2. Ponha a mola nova, já comprimida e com o encolhedor aplicado.
  3. Insira a coifa ou guarda-pó com o diâmetro maior voltado para cima.
  4. Coloque o prato superior da mola sobre a borracha da coifa.
  5. Por fim, coloque o coxim de fixação superior sobre a mola e insira a porca central de fixação com uma chave allen de 10 mm para segurar a haste do amortecedor e uma chave inglesa de 19 mm para fazer o aperto preliminar da porca.
  6. Verifique se os componentes estão montados corretamente e se os elos das extremidades encaixam e se alinham com a borracha da coifa, na parte superior, e a borracha de suporte da mola, na parte inferior.
  7. Expanda a mola utilizando o “encolhedor” que já está preso nela.

Montagem da nova coluna do amortecedor na carroceria:

  1. Encaixe o coxim no carro, passando os parafusos prisioneiros nas furações da carroceria, coloque as respectivas porcas e fixe a parte de baixo. Bieleta, suporte de flexíveis de freio e ABS e os dois parafusos de fixação inferior do conjunto na manga de eixo devem ficar com a cabeça voltada para a dianteira do veículo.
  2. Aplique o torque de 150 Nm para os dois parafusos de fixação inferior na manga de eixo, 120 Nm na porca central do coxim e 80 Nm em cada uma das três porcas do coxim.

Depois de trocar o amortecedor dianteiro do Corolla GLi faça o teste de rodagem para atestar que não há ruídos ou qualquer anormalidade. Além disso, verifique o alinhamento e o balanceamento das rodas.

Ainda tem alguma dúvida sobre a troca do conjunto do amortecedor dianteiro do Corolla GLi? Deixe sua mensagem abaixo! Para mais dicas como essa, acompanhe nosso blog. A Bompreço Autopeças trabalha com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento para parceiros. Confira nossa linha completa de produtos no site.

Fonte: O Mecânico