Pastilhas e discos de freio com ruído podem ser problemas comuns após a troca desses equipamentos. Por isso, é fundamental ficar atento a esses sinais para identificar as principais causas e soluções para cada situação.

Funcionamento das pastilhas e discos de freio

Para o freio funcionar adequadamente, o disco de freio gira junto com a roda e as pastilhas ficam paradas nas pinças, fixadas na suspensão do carro. Ao pisar no freio, elas seguram a rotação do disco e, consequentemente, da roda.

Pastilhas e discos de freio com ruído: principais causas

As pastilhas e discos de freio com ruído podem ocorrer quando as pastilhas estão desgastadas ou quando são de má qualidade. Nesses casos, além do barulho, há também a diminuição da vida útil dos discos, o que leva ao desgaste prematuro.

Problemas mais comuns que resultam em barulho nas pastilhas e discos de freio

> Ruído de ferro com ferro

Normalmente, é o barulho no freio mais fácil de ser identificado e acontece quando as pastilhas estão desgastadas e mais finas ou quando a qualidade das peças é inferior.

> Trepidações ao frear o carro

Quando os discos estão empenados, o freio pode trepidar e causar ruídos. Esses itens costumam empenas quando estão muito finos e, por isso, desgastados.

> Nível de óleo baixo

O baixo nível de óleo é outra situação que pode resultar em pastilhas e discos de freio com ruído. Nos carros mais novos, esse é um sintoma claro de que as pastilhas precisam ser trocadas.

Em veículos com mais de 30 mil quilômetros rodados, a recomendação é verificar se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras.

Dicas para evitar pastilhas e discos de freio com ruído

  • Ao trocar pastilhas e discos, limpe e lubrifique os pinos das pinças;
  • Use apenas os produtos indicados no manual do fabricante;
  • Analise o estado dos discos com muita atenção e aplique produtos antirruído;
  • Troque as pastilhas com 20 a 25 mil km rodados e substitua os discos na segunda troca de pastilhas.

Se o carro for utilizado apenas em vias urbanas, o prazo para troca pode cair para 15 mil quilômetros. No entanto, é fundamental conferir a recomendação específica para o modelo de cada carro.

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