Além de garantir maior privacidade, a película escura para carros oferece conforto contra luminosidade e proteção contra o calor e a emissão de raios solares. Porém, o grau de aplicação desse acessório não pode oferecer riscos à segurança no trânsito nem ultrapassar o limite permitido por lei.  Para entender a determinação e usar a película escura para carros de forma correta, confira o guia que preparamos.

O que o Contran determina sobre o uso da película escura

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) afirma que não há restrição legal para a instalação da película em nenhum dos vidros do veículo. Porém, quando instalada, ela deve seguir os critérios estabelecidos por lei, especialmente acerca da luminosidade.

A resolução determina que a transparência não poderá ser inferior a 75% no para-brisa incolor, 70% no para-brisa colorido, 70% nas janelas das portas da frente e 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro).

Vistoria da película escura para carros

Os veículos com película escura que passam pela Vistoria do Detran são submetidos a testes feitos com equipamento oficial credenciado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN. Caso a visibilidade seja menor do que a obrigatória, o proprietário do veículo é convidado a retirar toda a aplicação do material para depois ser vistoriado.

A medição do nível da película escura para carros também pode ser feita durante blitz promovida pela Companhia de Trânsito e o Detran. Se os níveis verificados não estiverem adequados à resolução, o agente de trânsito autuará o condutor e aplicará uma infração de nível grave, que resultará na perda de 5 pontos na Carteira de Habilitação e retenção do veículo para regularização.

Tipos de película escura para carros

  • Película básica

Modelo mais popular no mercado, a película básica possui qualidade mais baixa e apresenta diversos tipos de transparência que giram entre 5% e 35%.

  • Película avançada

A fabricação da película avançada é mais refinada, apresentando melhor conforto térmico dentro do automóvel e protegendo contra os raios solares. Sua transparência gira em torno de 5% e 50%.

  • Película de segurança

Por ser mais espesso, o filme dessa película aumenta a segurança dos ocupantes em caso de acidente, pois promove maior retenção dos cacos de vidro e dificulta a quebra do vidro. A transparência gira em torno de 5% e 35%.

  • Película de para-brisa

Topo de linha das marcas, essa película atinge o índice de 75% de visibilidade no para-brisa e possui tecnologia mais alta para o bloqueio dos raios solares e aprimoramento do conforto térmico.

Fique de olho nas normas e definições do Conselho Nacional de Trânsito e garanta a segurança de todos os ocupantes do veículo. Para mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e siga nosso perfil no Facebook.