Os pivôs e terminais de direção são componentes responsáveis por ligar o sistema de direção dos carros às rodas, evitando a trepidação no volante e garantindo a segurança dos ocupantes do carro. Para te ajudar a entender a importância desses componentes, a seguir explicamos as características de cada um e listamos os principais problemas que podem ocorrer com os pivôs e terminais de direção.

Características dos pivôs e terminais de direção

  • Pivô de direção

O pivô é o elo entre o chassi e o conjunto de suspensão, responsável pelo movimento em todos os sentidos, além de suportar os impactos transmitidos pela roda e receber os esforços da aceleração, frenagem e curvas.

Essa peça é fundamental para a segurança do veículo, afinal age diretamente no seu comportamento, garantindo a correta dirigibilidade e estabilidade do veículo.

  • Terminal de direção

Os terminais de direção têm a função de interligar a articulação axial e a roda do veículo, possibilitando movimentos angulares. Para que o desempenho e a dirigibilidade do veículo alcancem o resultado ideal, é essencial que a suspensão esteja alinhada e todos os componentes estejam bem conservados.

Principais problemas nos pivôs e terminais de direção

  • Terminais de direção com folga: essa situação gera desgaste irregular dos pneus, comportamento instável do veículo e folga na direção, além de não possibilitar a realização do alinhamento.
  • Pivôs danificados: a avaria desse item impossibilita o alinhamento, além de deixar a roda bamba ou solta e gerar ruído na suspensão e desgaste irregular do pneu.
  • Pivôs e terminais de direção com folga: tão grave quanto a falta do freio, esse problema também provoca a perda de controle do carro e representa perigo para todos.
  • Buchas de balanças e braços de articulação com folga: é essencial ficar de olho nesses itens para evitar que a geometria das rodas desalinhe, provocando desgaste excessivo dos pneus e perda da estabilidade.
  • Buchas internas da caixa de direção com folga: esse problema produz ruídos e baques semelhantes às folgas na suspensão.

Dicas e cuidados com os pivôs e terminais de direção

  • Sempre que fizer um serviço de suspensão, seja nos pivôs e terminais de direção ou em outros componentes, faça o alinhamento do veículo.
  • Faça a revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com a recomendação do manual do fabricante.
  • Sempre troque molas e amortecedores na mesma manutenção, pois a substituição de um só componente causa desequilíbrio no veículo.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.