Mesmo que o motorista seja cuidadoso, podem surgir alguns problemas no carro que merecem atenção para serem compreendidos. Os motivos para esses defeitos são variados, no entanto uma característica é comum: o veículo sempre emite um alerta que sinaliza a presença de um defeito.

Para evitar falhas mais graves e mais caras, é importante identificar a causa e corrigir o problema rapidamente. Para te ajudar nessa missão, confira alguns avisos, como resolvê-los e quando é preciso levar seu carro para a oficina.

SINAIS DE PROBLEMAS NO CARRO

Sinais de problemas no carro

Sinais de problemas no carro

LUZES

Os sinais mais evidentes são as luzes indicadoras no painel do carro, que geralmente são vermelhas e apontam um problema grave e urgente.

  • Luzes vermelhas

– A luz de atenção máxima indica um problema sério e é simbolizada por uma exclamação em um triângulo ou pela palavra STOP.

– Esse sinal vem acompanhado por outra luz, vermelha ou amarela, que indica o problema, como baixa pressão do óleo ou bateria sem carga, por exemplo.

– Problemas no carro indicados pelas luzes vermelhas de emergência:

– Falha no sistema de airbag

– Baixo nível do fluido de freio

– Bateria sem carga ou falha no funcionamento do alternador

– Baixa pressão do óleo do motor

– Temperatura elevada do líquido de arrefecimento

– Falha no sistema de imobilização do veículo

– Nem todos as luzes vermelhas indicam problemas mecânicos. Algumas vezes, o caso é de esquecimento do motorista, como não afivelamento dos cintos de segurança ou portas abertas.

  • Luzes amarelas

– A luz amarela indica anomalia ou mal funcionamento do carro, porém não impede que o veículo continue rodando.

– Problemas indicados pelas luzes amarelas de advertência:

– Falhas no sistema de freios ABS

– Controle de estabilidade desligado ou avariado

– Anomalias no sistema de injeção eletrônica

– Problemas no sistema de direção assistida, seja ela elétrica ou hidráulica

– Além desses problemas no carro, há indicações que não demandam intervenção de um mecânico, como pressão dos pneus abaixo do recomendado e tanque de combustível na reserva

É essencial que o motorista conheça os ícones mostrados no painel e saiba interpretá-los. Além disso, se perceber que alguma luz acendeu no painel, a dica é que o motorista encontre um local seguro, pare o carro e verifique o que está acontecendo.

RUÍDOS

Outro aspecto que merece atenção e ajuda o motorista a perceber problemas no carro são os sons incomuns emitidos pelo veículo. Confira abaixo quais são os mais comuns:

  • Assovio agudo ao pisar no freio

O som acima pode indicar que a vida útil das pastilhas de freio está acabando. Para facilitar o reconhecimento do problema, essas peças têm uma pequena saliência metálica, posicionada acima do fim do material de atrito, responsável por produzir esse ruído.

  • Som contínuo, como um pequeno aspirador de pó ligado

Se esse som acontecer quando o veículo estiver em movimento, pode ser necessário trocar os rolamentos das rodas. Se o problema surgir quando o ar-condicionado estiver ligado, pode ser problema de compressor. Já se o ruído contínuo aparecer ao esterçar o volante, a causa do problema pode ser a bomba da direção hidráulica.

  • Pneus cantando ao fazer curvas em baixa velocidade

Se esse sintoma estiver associado à dificuldade em manter o carro em linha reta, o carro provavelmente precisa de alinhamento de rodas. É preciso estar atento a esse problema pois ele provoca aumento no consumo de combustível, além do desgaste excessivo e irregular dos pneus.

  • Rangidos e estalos ao passar por irregularidades, lombadas ou valetas

Esse som indica algum problema na suspensão e pode ser percebido nos batentes e coxins dos amortecedores, que são peças de borracha que absorvem o impacto do movimento vertical da roda. O carro com problemas na suspensão força os amortecedores e reduz a vida útil desse componente.

Anote aí: se escutar um barulho estranho ou perceber que alguma luz acendeu no painel, é recomendável levar o veículo para seu mecânico de confiança checar e manter a revisão preventiva em dia. E se precisar fazer a troca de alguma peça, conte com a Bompreço Auto Peças e garanta o melhor para seu carro!