Todos os anos o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PEB) classifica os carros vendidos no país de acordo com os parâmetros de eficiência energética e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma lista atualizada com os resultados desse estudo, que incluem modelos lançados nos últimos meses.

Para entender um pouco mais sobre os resultados dessas lista, vamos conhecer os itens avaliados. Os modelos de carros participantes são distribuídos em 11 categorias, sendo elas: sub compactos, compactos, médios, grandes, extra grandes, utilitários, off road, minivans, veículos comerciais, carga e esportivos. Os resultados dessa análise são dados com base em veículos abastecidos a álcool e gasolina, em ambientes de estrada e cidade.

Grande parte dos modelos analisados são versões 1.0. Dentre os veículos híbridos, os apontados como mais econômicos foram:

– Renault Clio 1.0

Etanol: 9.5 Km/l na cidade e 10.7 Km/l na estrada.

Gasolina: 14.3 Km/l na cidade e 15.8 Km/l na estrada.

– VW up! 1.0

Etanol: 9.1 Km/l na cidade e 9.9 Km/l na estrada.

Gasolina: 13.2 Km/l na cidade e 14.3 Km/l na estrada.

– Nissan March 1.0

Etanol: 8.9 Km/l na cidade e 10.4 Km/l na estrada.

Gasolina: 12.6 Km/l na cidade e 15 Km/l na estrada.

Agora que já sabe quais são os modelos mais vantajosos para o bolso do motorista, pode avaliar melhor as opções na hora de adquirir um novo automóvel. Para conferir o estudo completo, .

Link: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2014.pdf