Muitas pesquisas e estudos trazem simulações que apontam quando é indicado trocar de carro. Alguns dizem que o ideal é a cada 5 anos, pois a partir desse período a deterioração das peças é maior, outros dizem que manter o carro por 10 anos pode representar uma grande economia, mesmo contando com as visitas à oficina.

Porém, mesmo com as projeções, o fato é que para definir a hora de trocar de carro é essencial analisar o modelo do veículo, o estado de conservação, a situação financeira do dono do carro e se a intenção é comprar um carro novo ou usado.

Confira algumas dicas para te ajudar a identificar quando trocar de carro

  • TROCA POR QUILOMETRAGEM

A quilometragem ideal para trocar de carro depende do uso de cada motorista. No entanto, o veículo começa a ter maiores custos com manutenção a partir dos 60 mil quilômetros devido ao desgaste natural das peças.

  • MANUTENÇÃO

Visitas frequentes à oficina mecânica podem ser um sinal de que chegou a hora de trocar de carro. Para saber se é esse o caso, a dica é analisar cuidadosamente a situação.

Para isso, é bom ter um mecânico de confiança que faça a revisão de forma correta, reduzindo e até evitando as idas à oficina. Além disso, não basta trocar apenas o óleo e o filtro, afinal existem diversos itens que precisam ser checados e substituídos para evitar que o carro apresente problemas.

Porém, se os gastos com a manutenção do carro ultrapassarem os 10% do valor de venda, pode ser um indicativo de que chegou a hora de trocar de carro. Para fazer esse cálculo, a dica é consultar a Tabela Fipe e ver a média de custo do carro no momento.

  • DESVALORIZAÇÃO

A desvalorização é maior em carros novos. Por isso, é comum que o valor do carro caia entre 15 e 20% no primeiro ano após a compra e fique em torno de 10% nos anos seguintes.

Nesse caso, se o motorista roda com o carro em torno de 15 ou 20 mil km, a dica é trocar de carro após três anos de uso. Já se rodar próximo de 10 mil km ou menos, é indicado esperar mais, em torno de 5 ou 6 anos, afinal o carro estará menos desgastado.

  • INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO

É comum que as montadoras lancem novas versões de um modelo ou apenas inclua acessórios em um carro. Essa prática, faz com que o modelo antigo perca valor e pode representar prejuízo no momento da venda.

Por isso, é indicado analisar o mercado antes de vender ou trocar de carro, evitando o impacto negativo devido a mudanças de ano e modelo.

  • INSATISFAÇÃO COM A MARCA

Se o motorista comprou um carro de uma marca e não gostou, caso tenha condições, a dica é trocar. Afinal, não vale a pena ficar com um veículo que não atendeu as expectativas ou que apresente dificuldades no momento de encontrar peças para trocar.

É importante lembrar que um carro é um bem durável, que permanecerá com o dono por vários anos, por isso a boa relação com a concessionária/montadora e a satisfação com o produto são essenciais.

  • APEGO AO CARRO

Muitos motoristas desenvolvem um grande carinho por seus veículos e não os trocam por modelos novos. Nesse caso, a dica é pedir um orçamento ao seu mecânico de confiança para saber quanto custaria uma revisão completa com todas as peças originais.

Se o valor for razoável, mesmo ultrapassando os 10% de base, pode valer a pena trocar. No entanto, é importante pensar que algumas peças não podem ser substituídas e, assim, ter consciência de que o carro pode apresentar problemas.

  • CARROS DE LUXO

Para carros de luxo, as regras para troca são diferentes. Isso porque os carros de luxo geralmente possuem índices de depreciação entre 15% e 20% ao ano e apresentam um grande problema, o alto custo de manutenção.

Isso significa que para comprar um modelo de luxo importado, o dono do veículo pode gastar até três vezes o valor de um carro médio nacional. Para consertá-lo, o custo chega a ser oito vezes maior. Dessa forma, pode ser indicado trocar o carro de luxo a cada 3 anos ou 50.000 km rodados.

 

Depois de conferir nossas dicas para saber o momento ideal de trocar de carro, lembre-se que a Bompreço Auto Peças é referência na venda de itens para a manutenção de seu carro.