A troca de óleo do motor de um veículo é algo extremamente essencial, assim, todo motorista deve ficar atento ao nível do óleo do seu carro. Veja como é simples verificar se está na hora certa de fazer a troca.

Primeiramente, retire a vareta do motor e limpe a ponta, certifique-se de que não ficou nenhum pedaço de pano ou qualquer outro resíduo na vareta. Volte a veda e retire novamente. Fique atento nos dois marcadores da ponta do medidor, eles indicam o nível máximo e o nível mínimo do seu óleo. Feito isso, observe se o nível está entre as duas barrinhas, não há necessidade de completar. Caso contrário, está na hora de fazer a troca de óleo do seu carro.

Algumas informações são importantes no momento da verificação, como por exemplo o momento certo de fazer a checagem. Espere pelo menos 5 minutos com o motor desligado antes de medir. Isso é o tempo de escorrer o óleo das partes mais altas do motor até a base do cárter. Caso a checagem seja feita antes disso, provavelmente o nível dele vai estar um pouco abaixo do real.

Outras dúvidas surgem quando o assunto é troca de óleo. Algumas pessoas se perguntam se podem fazer a checagem de acordo com a quilometragem do veículo. Nesse caso, é necessário prestar bastante atenção ao tempo de uso do veículo, mesmo em casos do carro percorrer pequenas distâncias. A maioria dos carros, para não dizer todos, possuem um manual de uso, nele pode-se encontrar a quilometragem e o tempo de uso indicados para fazer a troca de óleo, mas em geral, o tempo máximo é de seis meses.

Ao detectar que é necessário fazer a troca de óleo do seu carro, vale a pena também rever se está na hora de substituir o filtro de óleo, já que o mesmo ajuda a impedir a circulação de impurezas no motor.

Feito as observações, vá em um mecânico de confiança e adquira produtos com qualidade, nós da Bompreço reforçamos a ideia de consumir apenas produto que garantem a sua segurança e também do seu carro.