O amortecedor tem a função de manter o contato constante dos pneus com o solo, garantindo estabilidade e conforto aos ocupantes do carro. Porém, o dia a dia em pistas e estradas esburacadas promove o uso intenso do equipamento, o que leva alguns motoristas a optarem pelo serviço de amortecedores remanufaturados. Para entender essa prática, confira as características e cuidados necessários com o recondicionamento do amortecedor.

O que é o recondicionamento do motor?

O serviço de remanufatura ou recondicionamento do amortecedor realiza a substituição de um amortecedor gasto por um outro usado com melhores condições.

Para escolher um serviço de qualidade, é preciso buscar profissionais qualificados e com conhecimento técnico sobre resistência dos materiais, tipos de solda e tratamentos superficiais. Além disso, é fundamental contar com um especialista que utilize ferramentas apropriadas.

Defeitos comuns que levam à busca pelo recondicionamento do amortecedor

Amortecedores com problemas podem desgastar os pneus prematuramente, causar danos a peças da suspensão entre outros. Os defeitos mais comuns que levam alguns motoristas a optarem pelo recondicionamento do amortecedor são:

  • Vazamento de óleo hidráulico;
  • Falta de pressão, que deixa a suspensão muito mole;
  • Travamento da haste, endurecendo o amortecedor.

Cuidados ao fazer o recondicionamento do motor

  • Retíficas

O recondicionamento da haste, quando necessário, deve ser feito em retíficas de confiança. Essa peça deve ter a dimensão correta, ótimo acabamento superficial e uma camada de cromo para endurecer a superfície e melhorar a vida útil.

  • Óleo

O óleo utilizado internamente deve ser óleo hidráulico, pois não pode sofrer grande variação de viscosidade quando aquecido. Isso evita alteração do comportamento do amortecedor e da suspensão.

  • Solda

Outro cuidado fundamental para um bom recondicionamento do amortecedor é o tipo de solda de fechamento do tubo. A recomendação é utilizar solda elétrica (MIG) de alta resistência.

  • Anéis e vedadores

Esses itens utilizados na remanufatura devem ser fabricados com materiais específicos que ofereçam resistência à ação química do óleo, à intensidade das pressões e ao atrito do movimento de sobe e desce.

Se precisar do serviço de recondicionamento do amortecedor, lembre-se de avaliar os critérios acima e procurar um profissional de confiança. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso Facebook.