Programas de remanufatura de câmbio se diferenciam, pois as fabricantes originais dos componentes garantem os mesmos padrões de qualidade que a produção de um produto novo, além de procedência e suporte técnico. Esses programas de peças remanufaturadas de fábrica reduzem o tempo de reparo e custo nas oficinas, empresas de motores, turbos, embreagens, caixas de direção, compressores, motores de partida entre outros. Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como é feito a remanufatura do câmbio Eaton Ecobox.

A seguir você confere um pequeno guia desde o processo de avalição quando o câmbio chega à fábrica até o processo de reparos, que resulta em uma caixa com a mesma garantia de uma nova.

A remanufatura do câmbio Eaton Ecobox

A Eaton pega a caixa com falhas, avalia e estipula um valor de desconto para comprar o câmbio remanufaturado com garantia de um ano e a caixa é reconstruída dentro da própria fábrica. Ecobox é um programa da empresa feito com o objetivo de responder a procura pela remanufatura.

De acordo com a empresa, a caixa com falhas que é recebida possui três níveis de aceitação: A, B e C. A significa que a caixa está boas condições, B que ela está razoável e C quando a caixa necessita de substituição de mais peças. O mecânico realiza a primeira avaliação, fazendo uma checklist obtida em um posto de serviço ou distribuidor autorizado. A segunda avaliação é feita pela Eaton, que busca a caixa e avalia a mesma checklist para confirmar a condição do produto.

O processo de remanufatura do câmbio Eaton Exobox

  • Para a remanufatura do câmbio Eaton Ecobox o mecânico segue a checklist, descrevendo a precisão de engate, a aplicação do caminhão, a quilometragem da caixa, as condições do casco e outros.
  • A avaliação é refeita pela própria Eaton, seguindo a mesma checklist, dentro da linha de montagem da Ecobox na fábrica. Se houver diferença entre as avaliações, a empresa emite uma nota fiscal com a diferença de valores.
  • Com a aprovação da checklist, o casco passa por uma lavagem na linha de manufatura.
  • A caixa é totalmente desmontada e as peças são examinadas uma por uma.
  • Os componentes de desgaste natural são trocados, assim como outras peças que também estejam prejudicadas.
  • Os rolamentos, sincronizadores e engrenagens são substituídos, enquanto os eixos são montados juntos à casca e as outras peças são colocadas manualmente.
  • São feitos os testes de engrenamento, rotação e estanqueidade e a medição da folga.
  • A caixa é pintada de verde e recebe uma placa de idenficação com o modelo, código do câmbio e número de série, o que permite monitorar o produto.

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Fonte: O Mecânico