Responsáveis pela queima de combustível do seu carro, as velas de ignição ficam dentro das câmaras de combustão que inicia o funcionamento assim que o carro é ligado. Basta uma faísca elétrica para dar início à explosão, o que comprova que a queima ocorre através da mistura do combustível com o ar, fazendo com que o motor entre em funcionamento.

Que é importante fazer a revisão periódica nos veículos todos já sabem, mas existem coisas que dá para perceber antes mesmo de levar o carro para a revisão. Todo carro possui um manual, certo? É nele que podemos encontrar o período de validade das velas do seu carro. Lá encontramos a quilometragem ideal para a troca das velas, normalmente a quilometragem que é estabelecida fica entre 20 mil quilômetros. Porém, as velas podem estragar antes mesmo de atingir esse número de quilometragem.Caso isso ocorra, é necessário renovar todo o conjunto que a comporta. Ou seja, não deixe de conferir os demais componentes do sistema de ignição. Tudo deve estar em perfeita condição.

Mas como saber identificar que o problema pode ser nas velas sem ter levado o carro na revisão? Muitas vezes o consumo do combustível começa a ser afetado. Dessa forma, veja sempre se a quilometragem feita por litro de combustível ainda é a mesma de quando começou a andar no veículo.Essa piora no desempenho é um sinal de que a troca das velas está próxima.

Vá em um mecânico de confiança, busque por peças de qualidade e claro, não deixe de pesquisar por preços e formas de pagamento mais acessíveis. Dessa forma, confirme se está na hora de fazer a troca, confirmado, faça e evite falhas no funcionamento do motor do seu carro, evite falhas nos arranques e saídas, evite muita fumaça saindo do escapamento. Seja rápido, saiba identificar os sinais e faça a substituição das velas do seu carro.