Para aproveitar o feriado, é essencial escolher o destino, reservar o hotel e definir os passeios. Porém, antes de pegar a estrada é imprescindível fazer a manutenção do veículo para evitar problemas que possam comprometer a diversão. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você fazer a revisão do carro antes de viajar e garantir uma viagem segura.

Importância de fazer a revisão do carro antes de viajar

É essencial manter a revisão do carro em dia e seguir as recomendações do Manual do Proprietário. Porém, antes de pegar a estrada é muito importante redobrar os cuidados, afinal isso garante a segurança dos ocupantes e preserva as condições do veículo.

Além disso, quando as peças estão em condições adequadas o carro trabalha de forma eficiente, economiza combustível e responde bem a situações de emergências.

Dicas para fazer a revisão do carro

Não deixe para fazer a revisão do carro um ou dois dias antes de viajar. A recomendação é levar o carro para a oficina com pelo menos uma semana de antecedência para que seja possível fazer a troca de peças, caso seja necessário.

Outra dica importante para fazer a revisão do carro antes de viajar é escolher uma oficina de confiança, afinal os itens conferidos são fundamentais para o bom funcionamento e desempenho do veículo.

Revisão do carro antes de viajar: saiba o que precisa checar

  • Combustíveis e lubrificantes

Abasteça em postos de confiança e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada.

  • Filtros de ar, óleo e combustível

Siga os prazos indicados no manual do proprietário e sempre que trocar o óleo faça a troca do filtro, prolongando a vida útil do lubrificante.

  • Limpador de para brisas

Verifique se as lâminas e borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Além disso, lave a borracha das palhetas apenas com água.

  • Freios

Confira o nível do fluído de freio e verifique se não há vazamentos. Fique atento também a ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro e, se necessário, peça uma avaliação mais minuciosa.

  • Velas e cabos

A recomendação é que as velas sejam examinadas a cada 10 mil km e os cabos sejam trocados a cada 50 mil km. Isso garante que o sistema não sofra desgaste prematuro, afetando outros componentes.

  • Suspensão

Peça para seu mecânico de confiança checar o sistema de amortecimento e estabilidade e também os amortecedores, molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais.

  • Correia dentada

A cada 15 mil km verifique trincas e desgastes que indiquem a necessidade de troca desse componente e faça a substituição preventiva a cada 50 mil km.

  • Radiador

Troque o líquido de arrefecimento do motor de acordo com a data indicada pela montadora e peça ao seu mecânico para conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.

  • Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

Faça um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro.

  • Pneus

Mantenha os pneus e o estepe calibrados e faça o rodízio periódico. Além disso, faça o balanceamento quando sentir vibrações no volante e o alinhamento quando houver desequilíbrio direcional.

Com essas dicas de revisão do carro antes de viajar você garante um passeio tranquilo e leva apenas boas lembranças. Compre suas peças com a Bompreço Auto Peças e acompanhe nosso blog para mais novidades e informações sobre o mundo automotivo.