Com feriados e festas de final de ano se aproximando, as pessoas começam a escolher destinos e planejar roteiros. Porém, antes de pegar a estrada é essencial fazer a revisão do carro para garantir a segurança e evitar problemas durante a viagem.

Passo a passo da revisão do carro

Estabeleça um plano simples

Uma boa dica é usar o manual do proprietário para estabelecer um cronograma de revisão de pneus, óleo, vidros, freios, interior e fluidos.

Não deixe a revisão do carro para a última hora

Faça a revisão do carro com antecedência, pois se precisar trocar alguma peça pode ser que não dê tempo de fazer pouco tempo antes da viagem.

Checklist para revisão do carro antes de uma viagem

  • Pneus

Verifique se os pneus estão calibrados conforme as especificações da montadora e lembre-se de checar se o estepe está cheio e em boas condições de uso. Além disso, fique atento aos seguintes pontos:

  1. Observe se há bolhas nos pneus e, se houver, troque imediatamente a unidade. Essa situação pode levar o pneu a explodir em altas temperaturas.
  2. Cheque se a banda de rodagem está desgastada, pois isso indica desalinhamento da suspensão ou pressão inadequada no pneu por longos períodos. Fique de olho: os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade.
  3. Calibre os pneus levando em consideração a quantidade de passageiros e de bagagem que o carro vai carregar.
  • Óleo

Verifique o óleo do carro regularmente e troque-o, aproximadamente, a cada 5000 quilômetros. Assim você aumenta a confiabilidade e a eficiência do motor.

  • Vidros

Cheque se todas as janelas, espelhos e faróis estão limpos e verifique regularmente se o parabrisa está rachado ou danificado. Além disso, mantenha distância dos veículos à frente para evitar objetos na estrada ou mesmo do automóvel.

Verifique também o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, cheque o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.

  • Freios, correias e baterias
  1. Verifique o funcionamento dos freios com um mecânico uma vez por mês, pois os sistemas de freio dos carros modernos devem ser trocados regularmente para garantir a eficiência de frenagem.
  2. Cheque o desgaste e a tensão das correias e se ouvir um som agudo e alto leve seu carro a um mecânico.
  3. Verifique a bateria uma vez por mês. Além disso, procure corrosões e limpe a bateria conforme necessário.
  • Interior

Limpe e aspire o interior do carro regularmente para manter o carro novo por mais tempo e garantir a saúde dos ocupantes.

  • Fluidos

Faça uma revisão no nível e na validade de todos os fluidos do carro e seus respectivos filtros. Além disso, peça para seu mecânico de confiança verificar se há vazamento do líquido de arrefecimento, do óleo do motor e de transmissão, do fluido de freio, da direção hidráulica e embreagem.

 

Faça a revisão do carro conforme os prazos indicados pela montadora e tenha cuidado redobrado antes de fazer viagens. Fique de olho nas dicas da Bompreço Auto Peças e mantenha seu carro sempre em dia visitando uma de nossas lojas.30