O período de férias é o momento ideal para planejar viagens com a família e os amigos. Nesse momento, mais do que escolher o destino e fazer o roteiro, é preciso agendar a manutenção do carro. Pensando nisso, preparamos algumas dicas e cuidados de revisão para férias que você deve seguir para evitar riscos ou preocupações.

Dicas de revisão para férias

Antes de pegar a estrada, confira o check list de revisão para férias que preparamos e saiba quais os itens essenciais para garantir uma viagem tranquila e segura.

Quais itens checar

  • Pneus

Cheque a pressão de todos os pneus, inclusive o estepe, e adeque à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar.

Além disso, verifique os pneus e caso haja bolhas substitua imediatamente a unidade, pois isso indica dano estrutural irreversível na carcaça e representa risco de explosão. Confira também o desgaste irregular da banda de rodagem e lembre-se que os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade.

  • Rodas

Se a pressão de um pneu estiver menor que as demais, a roda pode estar amassada, permitindo a fuga de ar. Por isso, fique atento à presença de amassados em rodas de ferro e, caso seja necessário, leve o carro até o borracheiro.

Já nas rodas de liga, fique e olho em quebras e trincas. Dependendo da situação, pode ser necessário substituir esse item.

  • Triângulo, macaco e chave de roda

Cheque o funcionamento desses três itens e guarde-os em um local de fácil acesso.

  • Barulhos na suspensão

Fique atento a rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelhem a algo frouxo. Caso perceba esses barulhos, leve seu carro até a autorizada e faça a revisão para férias.

  • Fluidos

Confira o nível e a validade de todos os fluidos e seus filtros e fique atento a vazamentos. Os fluidos que devem ser checados são: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex).

  • Sistema elétrico

Cheque se as lanternas, faróis e piscas e substitua qualquer lâmpada queimada.

Cuidados básicos ao pegar a estrada

Na rodovia, é natural que o carro esteja mais pesado e por isso as reações e respostas para acelerar, frear e mudar de direção são mais lentas. Por isso, recalcule os tempos para ultrapassar e tenha muito cuidado ao passar em lombadas e valetas.

Outro hábito importante nas estradas é manter os faróis acesos, afinal esse cuidado tornou-se obrigatório e esquecer de liga-lo é infração média com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 130,16.

Dirija com atenção, sinalize as mudanças de faixa mais cedo e use a regra dos dois segundos para manter distância segura até o carro à frente.

Siga atentamente a rotina de manutenção indicada pela montadora e redobre a atenção antes de viajar. Faça a revisão para férias com antecedência e garanta mais tranquilidade e segurança para você e sua família.

Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho no nosso Facebook.