A revisão preventiva tem como principal função evitar que defeitos considerados pequenos se tornem problemas graves e caros. Isso acontece porque itens essenciais, como freios e pneus, não recebem a devida atenção, resultando em prejuízos à segurança e ao orçamento.

Confira alguns exemplos comuns de defeitinhos que podem virar um grande problema e reveja a importância da revisão preventiva.

PASTILHAS DE FREIOS

Rodar com problemas no freio pode resultar, normalmente, em colisões na traseira com consequências brandas ou graves. Em casos extremos, o motorista pode ter que trocar desde o radiador e o ar-condicionado até a correia dentada, o que representa um gasto muito alto. Os problemas podem ser evitados com a simples troca do jogo de pastilhas, que custa, em média, R$ 150,00 em carros populares e R$ 600,00 para modelos importados.

CORREIA DENTADA

A correia dentada é responsável pela conexão entre os eixos de comando de válvulas e o virabrequim, garantindo a sincronia entre a abertura e fechamento das válvulas de admissão e de exaustão. Dessa forma, quando ela se rompe a movimentação das válvulas fica desordenada e isso pode causar um choque com os pistões, impedindo o carro de andar.

O conserto consiste na retífica do cabeçote do motor para garantir o assentamento e evitar a passagem de óleo para as câmaras de combustão. Para evitar que isso aconteça, o indicado é trocar a correia a cada 50 mil km. O serviço completo em um carro popular custa cerca de R$ 200, porém se a troca não for feita e o cabeçote estourar, o custo não será menor que R$ 2 mil em carros mais simples e em torno de R$ 5 mil nos motores multiválvulas.

LÂMPADAS

Trocar a lâmpada do farol quando ela está queimada é uma medida de segurança que exige consciência sobre a lei. Enquanto uma lâmpada nova custa cerca de R$ 20, a multa por circular com ela queimada é de R$ 85, além do proprietário do veículo receber quatro pontos na CNH pela infração média.

GASOLINA

A escolha e o uso correto da gasolina também são essenciais na revisão preventiva, pois ficar constantemente parado na rua por falta de combustível pode render multa e ocasionar problemas mais graves. A bomba de combustível não deve rodar seca, pois a falta de gasolina pode queimá-la e o serviço de reparação sai por volta de R$ 350, dependendo do modelo.

PALHETAS RESSECADAS

Conferir o estado da borracha do limpador de para-brisa deveria ser um ato comum de revisão preventiva, afinal o ressecamento desse item risca o vidro e compromete a visibilidade. Nesses casos, o indicado é trocar a palheta e o vidro, conserto que em carros 1.0 fica em torno de R$ 320 (R$ 20 pelo par de palhetas e R$ 300 pelo vidro).

PNEUS RUINS

Rodar com pneus carecas é perigoso, porém essa situação é muito comum. O preço alto de um pneu novo é um fator que leva muitos motoristas a adiarem a troca e optarem por fazer apenas o rodízio, colocando os que estão em pior estado atrás e os melhores na frente. No entanto, essa prática pode aumentar a chance de colisões e tornar o carro inseguro ao rodar na chuva.

ÓLEO

É indicado verificar o nível de óleo constantemente e trocá-lo dentro dos prazos adequados, pois o lubrificante é fundamental para o funcionamento do motor. Se o óleo estiver há mais de um ano no motor ou muito abaixo do nível máximo da vareta, ele perde as funções de lubrificar, limpar, proteger e ajudar na refrigeração do propulsor, afetando o funcionamento e o tempo de vida útil da máquina.

O preço do litro do lubrificante varia de R$ 8 a R$ 40, mas se o motor fundir os gastos podem passar de R$ 5 mil em um motor mais simples.

ÁGUA

A água também é um item fundamental para o funcionamento do propulsor. Sem a água e o fluido, a junta do cabeçote queima e o motor pode fundir, representando um gasto de cerca de R$ 4 mil com o conserto. O indicado é que o nível da água seja verificado pelo menos uma vez ao mês e que sejam colocados, na proporção correta, água, fluidos diluídos e concentrados.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância de alguns itens para a segurança do veículo, não deixe de fazer a revisão preventiva e evite gastos mais altos.