Muitas pessoas já ouviram falar em rodízio dos pneus do carro, mas não sabem como e por que ele deve ser realizado. Pensando nisso, preparamos esse material com informações sobre a importância e dicas de como fazer o rodízio.

Dúvidas frequentes sobre o rodízio dos pneus do carro

  • O que é?

Rodízio é a troca de posição dos pneus do carro entre os eixos traseiro e dianteiro. Quando é realizado de forma correta e no prazo indicado, ele prolonga a vida útil do pneu e mantém o desgaste igual.

  • Por que fazer o rodízio?

O rodízio dos pneus do carro tem o objetivo de igualar o desgaste natural dos pneus, causado por falta de alinhamento ou calibragem incorreta. Dessa forma, deve ser encarada como uma ação preventiva.

O carro desalinhado promove um desgaste maior em um dos lados da banda de rodagem. Já no caso da calibragem, se estiver com pouca pressão ocorre o desgaste das bordas com mais rapidez e se a pressão estiver acima do ideal o meio da banda de rodagem desgasta primeiro.

Para evitar problemas, a recomendação é checar a calibragem de 15 em 15 dias e conferir o alinhamento em todas as revisões ou no máximo a cada 10 mil km.

  • Quando fazer o rodízio dos pneus do carro?

A recomendação é fazer o rodízio dos pneus do carro entre 5 e 10 mil km rodados. Porém, cada montadora ou fabricante tem uma quilometragem ideal, por isso é fundamental verificar o que o manual do proprietário determina.

  • O que fazer quando há necessidade de trocar apenas dois pneus?

O ideal é passar os pneus traseiros para a dianteira, pois estes ficam menos gastos, e colocar os novos na traseira. Essa troca garante mais segurança, melhora o sistema de freios e faz com que o veículo não saia da trajetória.

Como fazer o rodízio dos pneus do carro de maneira correta?

  • Carros com tração traseira

Os pneus posteriores devem ser colocados para frente em linha reta e os pneus dianteiros devem ir para trás de forma cruzada.

  • Carros com tração 4×4

Caso a tração seja inteira, a recomendação é alterar os componentes fazendo um “X”.

  • Carros com tração dianteira

Os pneus traseiros passam para frente, invertendo o lado em que estavam e os dianteiros voltam em linha reta para trás.

Dicas importantes sobre o rodízio de pneus do carro

  1. O estepe de fábrica não pode ser utilizado no rodízio, pois vem com um tamanho menor.
  2. Pneus de tamanhos diferentes não podem ser trocados entre si.
  3. Depois do rodízio dos pneus do carro, é essencial fazer o alinhamento e balanceamento para garantir a estabilidade direcional do veículo.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho no Facebook.