Os pneus estão entre os itens de segurança mais importantes de um carro, porém os cuidados com esse item vão além da calibragem. Para ter boa estabilidade e garantir a frenagem correta e eficiente, é essencial escolher corretamente o jogo de pneus para o carro e seguir o prazo e as condições de troca especificados pelo fabricante.

Para conhecer os diferentes tipos de pneus e escolher o melhor jogo para o seu carro, confira nossas dicas.

Importância da escolha correta do jogo de pneus para o carro

Os pneus têm a função de suportar a carga do veículo, amortecer, transmitir força de tração e atuar na frenagem. Além disso, eles atuam diretamente no consumo de combustível devido à resistência ao solo.

Portanto, se o jogo de pneus para o carro for escolhido corretamente o veículo gastará menos e garantirá mais segurança a todos que estão na via.

Tipos de pneus

  • On-road

Modelo de uso predominante em asfalto, o jogo de pneus para o carro dessa categoria apresenta sulcos menores que aumentam a área de contato com o solo.

  • Off-road

Utilizados em estradas de terra e lama, os pneus off possuem uma banda de rodagem mais espaçada, sulcos mais largos e carcaça reforçada.

  • Verdes

Os chamados pneus verdes pertencem à categoria “ecologicamente correta”, que traz produtos fabricados de maneira diferente e com materiais que deixam este item mais leve, menos ruidoso e com menor resistência ao rolando, possibilitando a redução no consumo de combustível. Normalmente, os pneus verdes são de uso-misto.

Dicas para escolher os jogos de pneus para o carro

A uniformidade das condições dos pneus é essencial para a segurança e o funcionamento adequado desse item.  Por isso, é preciso estar atento para evitar disparidades de características ocasionadas por uma série de fatores. Confira:

  • Uniformidade

Na hora de comprar o jogo de pneus para o carro, a dica é escolher os itens mais parecidos entre si. Isso garante que a condução seja mais equilibrada, além de proporcionar mais economia e facilitar alinhamento e balanceamento. Para isso, a dica é escolher pneus do mesmo lote de fabricação.

  • Disposição na loja

Além de preferir marcas tradicionais, fique atento à forma como a loja armazena os produtos. O ideal é que os pneus sejam mantidos em ambientes com pouca incidência de luz e com baixa temperatura.

Outro ponto importante é a forma como os pneus estão expostos. Caso estejam empilhados, é importante não passar da altura de 1,80 metro, pois isso pode deformar os que estiverem por baixo.

  • Validade

Fique de olho na data de fabricação do jogo de pneus para o carro. Se for bem armazenado, um pneu fabricado há quatro ou cinco anos pode manter as características intactas. Porém, como não é possível saber se o armazenamento foi correto, a dica é escolher os pneus com menos de três anos.

Se você tem dúvidas sobre o jogo de pneus para o carro, conte com quem é referência no assunto. A Bompreço Auto Peças conta com vendedores especializados e garante as melhores condições de pagamento! Acesse nosso site e confira!