Verificar o nível de óleo do carro é uma tarefa rápida e fácil, porém ainda gera algumas dúvidas. Para entender o funcionamento desse item, confira a importância de checar o nível e saiba quando fazer a troca de óleo do motor.

Importância de manter o correto nível de óleo do motor

O óleo abaixo do nível prejudica a lubrificação e a limpeza do motor e acima aumenta a pressão no reservatório, podendo gerar vazamentos, sujar as velas ou estragar o catalisador do sistema de descarga. Portanto, para garantir o funcionamento adequado do motor do carro é essencial manter o óleo no nível correto.

Como checar o nível de óleo do motor?

  • Verifique o óleo com o motor do carro frio
  • Estacione o carro em um local plano
  • Cheque se o nível está entre o mínimo e o máximo
  • Use uma flanela ou uma toalha de papel para limpas a vareta de medição
  • Verifique o nível de óleo sempre que abastecer o combustível

Se o óleo estiver preto, é sinal de que está lubrificando corretamente e promovendo a limpeza dos pequenos resíduos entre as peças. Caso o lubrificante esteja abaixo do nível, é necessário completar com o mesmo óleo indicado pela montadora, além de ficar de olho nos prazos para a troca de óleo do motor e cumpri-los à risca.

Quando fazer a troca de óleo do motor?

Após fazer a medição corretamente e concluir que o nível está mesmo baixo, confira se há algum vazamento ou perda excessiva. Se não houver esses problemas, a dica é fazer a troca de óleo do motor.

Na hora de trocar o óleo, é indicado que o motor esteja quente para garantir que o fluido velho escoe com maior facilidade, permitindo a substituição completa do lubrificante.

Normalmente, a troca de óleo do motor em condições de rodagem ideal é feita a cada 10 ou 15 mil quilômetros ou seis meses. Já quando o carro é submetido a situações adversas, o prazo pode cair para 5 a 7 mil quilômetros. A recomendação é conferir o que o manual do proprietário determina e considerar as características de cada automóvel.

Qual lubrificante usar na troca de óleo do motor?

Na hora de fazer a troca de óleo do motor, a dica principal é seguir o que está indicado no manual do veículo. Cada motor foi desenvolvido para rodar com um óleo específico, o que garante menor desgaste e redução no consumo de combustível.

Os fatores fundamentais para saber antes de colocar qualquer óleo no carro são:

  • Base: Mineral, Semi-Sintético e Sintético.
  • Viscosidade: 30, 40 e 50 para os monoviscosos ou 15w40, 5w40 entre outros para os multiviscosos.

Lembre-se dessas dicas e faça a troca de óleo do motor de acordo com os prazos definidos pelo fabricante para garantir o correto funcionamento do carro. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.