O motor a diesel

O motor a diesel foi inventado em 1892 na Alemanha por Rudolf Diesel e tinha como objetivo ter uma eficiência maior do que os motores de gasolina.

O motor a diesel possui uma taxa de compressão maior do que o motor de gasolina, devido ao seu diferente sistema de combustão. Enquanto o motor de gasolina aspira ar e combustível e através de uma centelha faz a ignição, o motor a diesel primeiro puxa o ar, comprime e depois injeta o combustível no ar comprimido, fazendo com que a combustão ocorra apenas com o calor do ar comprimido.

Diferença entre o motor a diesel e a gasolina

A principal diferença está no fato de o motor a diesel usar o sistema de injeção direta de combustível de óleo diesel no cilindro, enquanto no motor a gasolina, o combustível e ar são misturados antes de entrar no cilindro. Por este motivo o motor a diesel não possui vela e faz com que a taxa de compressão seja maior, gerando mais potência, pois ele deve comprimir apenas o ar.

Como o óleo é injetado diretamente no cilindro, o injetor é uma peça extremamente complexa e importante no motor a diesel. Ele deve ser resistente para suportar a temperatura e pressão dentro do cilindro e eficiente para fazer com o combustível seja injetado como uma fina névoa.

Além da mecânica do motor a diesel oferecer uma maior economia devido ao seu modo de funcionamento, o óleo diesel tem uma densidade enérgica maior do que a gasolina, resultando em um menor consumo por quilometro rodado.  Além disso, ele evapora mais devagar e necessita de menos refino para ser produzido.

Você gosta de motor a diesel? Comente! Aproveite a visita e visite nosso site. Conheça nossos produtos e Auto Shopping. Precisa de peças? Faça já um orçamento através  do site ou ligue 62 3507-6000