O gás natural veicular surgiu como uma alternativa mais sustentável ao uso cada vez maior de veículos a gasolina, tendo como vantagens não agredir tanto o meio ambiente, já que não possui enxofre e um preço de aquisição relativamente baixo. É popularmente conhecido como GNV e sua popularização começou há pouco tempo e foi mais impulsionada pela escassez petrolífera no final da década de 60.

A formação do gás natural

O gás natural, assim como o petróleo, também se forma através da decomposição de organismos aquáticos, porém assume forma gasosa de forma natural, sendo formado acima ou abaixo de reservatórios de petróleo. É constituído de metano e hidrocarbonetos gasosos e geralmente é extraído junto com o petróleo.

O motor a gás natural possui os mesmos princípios de funcionamento de motores a gasolina: o ar é misturado com o combustível e a ignição ocorre através de uma vela. Apesar das semelhanças, é necessário que se faça algumas modificações no carro que irá receber o GNV, principalmente no tanque de combustível, motor e chassi.

É comum o uso de gás natural comprimido, o que faz com que o GNV ocupe um espaço menor, já que antigamente os cilindros de armazenamento ocupavam muito espaço no veículo.

Dica! Mesmo que utilize GNV no seu veículo, ligue-o pelo menos 05 minutos por dia funcionando com o seu combustível original de fábrica para evitar que ocorra ressecamento das mangueiras e outros problemas parecidos.

Vantagens e desvantagens do gás natural

O GNV é considerado mais seguro, pois o seu tanque é mais espesso e possui válvulas de segurança que combatem o risco ocorra explosão. Além disso, é muito menos poluente do que um veículo comum, liberando cerca de 50% menos hidrocarbonetos reativos. Há um menor desgaste no motor, aumentando o intervalo de troca de óleo e outros ajustes.

Como desvantagem podemos citar o custo para instalar o sistema no carro, o comprometimento do espaço interno do veículo, visto que é necessário sacrificar alguns espaços para a instalação do cilindro. Outra desvantagem grande é a dificuldade de encontrar postos que abasteçam o veículo, principalmente em cidades menores, o que pode ser um problema caso o carro acabe o combustível na estrada.

Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens do uso do gás natural, está livre para decidir se quer utilizar o combustível ou não. E o resto você já sabe. Precisou de auto peças? Entre em contato com a Bompreço.