Embora se pense muito na economia, é preciso fazer uma observação cuidadosa e analisar antes de comprar um carro usado, pois esse cuidado evitará a perda de dinheiro com consertos e garantirá uma aquisição sem arrependimentos. Confira quais elementos merecem atenção na hora de escolher um veículo usado:

– Observe as junções das peças, como para-lama, lateral traseira e dentro da caixa de rodas para ver se não houve remoção ou alteração das massas de vedação, que são aplicadas sob o carro para evitar infiltração de água. Dê preferência a veículos que tenham as caixas de roda limpas e que permitam essa verificação.

– Para identificar batidas graves procure vãos de porta muito abertos ou fechados em todo o contorno do veículo, especialmente se houver diferenças entre um lado e outro do carro. Além disso, diferenças de cor na pintura, opacidade em certos pontos e escorrimentos na pintura podem ser indícios de que o veículo foi reparado.

– Fique atento a sinais de que o carro passou por enchente ou alagamento, pois a água afeta o carro inteiro, desde a carroceria, que pode ter pontos de oxidação, até a parte elétrica e eletrônica, pois os contatos podem enferrujar e deixar diversos itens do carro sem funcionar.

– A presença de terra pode denunciar que o veículo passou por uma enchente. Por isso é importante verificar por baixo de bancos e carpete, no painel e dentro das laterais de porta. Também vale verificar a presença desses resíduos dentro do cofre do motor ou no porta-malas.

– Outro elemento que pode ser indício de enchente é o emperramento do dispositivo retrátil do cinto de segurança, falhas intermitentes de componentes elétricos e rangidos diversos, que ocorrem devido ao ressecamento de componentes pela contaminação da água. Portanto, fique de olho!

– É recomendado contratar uma empresa especializada para checar o número de identificação do motor, pois a vistoria de procedência vai verificar se o número do motor é o original de fábrica ou se existem sinais de adulteração.

– Além de observar o funcionamento do motor, é importante verificar falhas na aceleração e vibrações excessivas e também verificar se ele não está queimando óleo e não apresenta barulhos diferentes e acentuados quando se acelera o motor.

– No caso do câmbio automático, é indicado observar se há lentidão nas trocas de marcha ou se é preciso uma rotação maior do motor para que elas aconteçam. Já na transmissão mecânica, ruídos e dificuldades de engate significam desgaste em componentes internos.

– Fique atento ao desgaste das borrachas dos pedais, do volante, da alavanca do câmbio e dos pneus, pois em veículos pouco rodados o desgaste nessas peças não é perceptível. Mas nos muito rodados, acima de 70?000 km, os eventuais relevos dão lugar a plásticos e borrachas lisos e gastos.

 

Além de todas essas dicas que podem ajudar a perceber possíveis defeitos ou problemas, é possível contar com a análise do seu mecânico de segurança e também com as empresas de vistoria cautelar, que verificam diversos itens, como históricos de acidente e roubos, se o carro já esteve em leilões, quilometragem real e as condições do veículo. Lembre-se: o mais importante é observar cuidadosamente cada detalhe e garantir um bom negócio.