O momento de fazer a troca de óleo do motor, da caixa de câmbio, dos freios e da direção hidráulica depende de vários fatores. Para ajudar o motorista e evitar prejuízos, todos os prazos são indicados no manual do proprietário de cada veículo. Porém, caso você ainda tenha alguma dúvida, separamos dicas para te ajudar na hora de fazer a troca de lubrificantes do carro.

Troca de lubrificantes do carro: saiba quando fazer

  • Óleo do motor

O ideal é verificar o nível de óleo do motor a cada abastecimento, sempre com o carro parada há mais de cinco minutos e em terreno plano. Esses cuidados garantem que não ocorra nenhum erro de leitura e o carro receba os cuidados adequados. Já o prazo de troca é diferente para cada modelo e deve ser consultado no Manual do Proprietário.

Em condições ideais de rodagem a troca é aconselhada a cada 10 ou 15 mil quilômetros ou anualmente. Porém, quando o carro é submetido a condições adversas, o prazo pode cair para 5 ou 7 mil quilômetros. Por isso, é sempre bom ficar de olho nos sinais que o carro dá e fazer a revisão periódica.

  • Óleo da caixa do câmbio

Os carros com câmbio manual não exigem a troca do óleo. Já no caso dos veículos com transmissões automáticas a troca é aconselhada a cada 40 ou 60 mil quilômetros, de acordo com o veículo e o fabricante.

A checagem deve ser feita a cada revisão ou a cada seis meses.

  • Fluido de freio

Quando se fala na troca de lubrificantes do carro, é essencial lembrar do fluido de freio. Para evitar problemas e rodar com segurança, a troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos.

  • Óleo da direção hidráulica

Grande parte das montadoras não considera a troca de óleo da direção hidráulica necessária. Porém, caso o nível esteja abaixo do mínimo, é essencial fazer a reposição do lubrificante.

Para acompanhar dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho no blog da Bompreço Auto Peças. Saiba mais sobre nossos produtos e vá até uma de nossas lojas.