Todo motorista sabe que a troca de óleo é um procedimento muito importante para o funcionamento eficiente do veículo. Mas você sabe quando fazer a troca de óleo dos componentes do carro? Confira as dicas que preparamos e marque sua próxima visita ao mecânico.

ÓLEO DO MOTOR

O ideal é verificar o nível de óleo do motor a cada abastecimento, pois o procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos e em um terreno plano, evitando um erro de leitura.  Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 10 mil a 15 mil quilômetros ou a cada ano. Porém, o indicado é consultar o Manual do Proprietário, pois o prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo.

É importante ficar atento às situações em que o carro é submetido a condições adversas, como trânsito caótico, superfícies irregulares e altas temperaturas, pois isso modifica o prazo para a troca, que cai para 5 mil ou 7 mil quilômetros ou a cada seis meses.

ÓLEO DA CAIXA DO CÂMBIO

Em carros com câmbio manual a troca desse fluido não é necessária. Porém, no caso das transmissões automáticas, a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60 mil quilômetros e o nível deve ser checado a cada revisão ou a cada seis meses. É importante lembrar que esse valor também depende do veículo e do fabricante e por isso o adequado é seguir as orientações de cada montadora.

FLUIDO DE FREIO

A troca do fluido de freio deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos, pois é um fluido que absorve água e sofre oxidação com o tempo.

ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA

Caso o nível esteja abaixo do mínimo, a reposição deste lubrificante é necessária, evitando um desgaste do sistema de direção.

Fique de olho e siga as datas indicadas para a troca de fluidos, pois o descuido com os lubrificantes do carro pode causar problemas irreparáveis. Consulte seu mecânico de confiança e faça a revisão periódica.