A manutenção é um assunto muito importante e merece atenção e cuidado dos motoristas. Apesar de falarmos constantemente sobre esse tema aqui no blog, algumas dúvidas ainda podem existir. Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com o prazo certo para fazer a revisão das peças do carro e evitar imprevistos.

Revisão das peças do carro: saiba quando fazer

  • Óleo do motor

Quando verificar: toda semana.

Dica: antes de usar o carro pela primeira vez no dia, mantenha o veículo em piso nivelado, retire a vareta do óleo e limpe-a com papel ou pano para medir corretamente o nível do óleo. A marca do óleo deve estar entre as marcas “Min” e “Máx” da vareta.

  • Freios

Quando trocar: a cada dois anos ou conforme recomendação do fabricante.

Dica: o freio tem a função de absorver a água, que pode evaporar com o calor dos freios e formar vapor no sistema, prejudicando as frenagens. Se estiverem abaixo da espessura mínima, as pastilhas e lonas devem ser substituídas.

  • Correia dentada

Quando trocar: o prazo depende do modelo do carro e varia entre 30 mil e 50 mil km.

Dica: o rompimento da correia dentada pode causar danos como o empenamento de válvulas ou furos nos pistões, afetando diretamente o motor. Por isso, mantenha a revisão em dia e faça a troca em seu mecânico de confiança.

  • Água do radiador

Quando verificar: toda semana.

Dica: cheque o nível com o motor frio e o carro nivelado. A água deve estar entre o “Min” e o “Máx” indicados no reservatório e o líquido de arrefecimento deve ter a proporção correta de aditivo e água.

  • Velas de ignição

Quando trocar: de acordo com a recomendação do fabricante, varia entre 20 mil e 30 mil km.

Dica: quando não estão em bom estado, o consumo aumenta e o desempenho diminui. Por isso, é essencial ter atenção a essa peça, pois ela é fundamental para o bom funcionamento do motor.

  • Pneus e rodas

Quando trocar: quando o nível de desgaste atingir o triângulo ou as letras TWI impressas nas laterais dos pneus.

Dica: além de calibrar os pneus a cada 15 dias e antes de viajar, faça rodízio, alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km. Assim você aumenta a vida útil dos pneus e garante a segurança dos ocupantes.

  • Suspensão

Quando trocar: em torno dos 30 mil km rodados.

Dica: se o carro passa constantemente por terrenos irregulares ou muito esburacados, é necessário redobrar a atenção, pois a vida útil dos itens diminui. Também é preciso verificar folgas, trincas e quebras em juntas dos braços e barras da suspensão, além de molas com elos desgastados.

  • Ar condicionado

Quando trocar: a cada 10 mil km.

Dica: a substituição do filtro e a higienização dos dutos do ar condicionado são essenciais para evitar a proliferação de bactérias e fungos que se alojam no sistema e afetam principalmente as crianças.

Com nossas dicas para fazer a revisão das peças do carro, você mantém o funcionamento adequado dos itens e garante segurança ao dirigir. Entre em nosso site para conferir os produtos que temos para seu carro e acompanhe notícias e informações sobre o mundo automotivo em nosso blog.