Embora a troca de óleo do motor seja um tema bastante comum, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre o momento certo de fazer esse procedimento. Para entender os cuidados necessários e garantir o funcionamento perfeito desse item, confira nossas dicas.

Características do óleo lubrificante do motor

O óleo do motor tem como função a formação de uma película fina e uniforme entre as paredes do cilindro e dos pistões do motor. Essa película é responsável por impedir o contato entre o metal das peças, mantendo a temperatura entre elas reduzida.

Dessa forma, o lubrificante evita o desgaste e o aumento de consumo de combustível, prolongando a vida útil do motor e garantindo seu funcionamento adequado.

Quando fazer a troca do óleo do motor?

Não é possível determinar um período exato para a troca de óleo do motor, afinal as condições de dirigibilidade são distintas e diversas. Porém, é essencial ficar atento a algumas dicas:

  • Em condições ideais de rodagem, é aconselhável fazer a troca do óleo do motor a cada 10 mil a 15 mil quilômetros (cerca de um ano). Porém, se rodar em grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas, o período pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros (aproximadamente 6 meses).
  • Caso tenha alguma dúvida sobre o tempo ideal para a troca do lubrificante, consulte o manual do proprietário para saber a quilometragem recomendada para o seu veículo.
  • Use apenas o tipo de óleo recomendado pelo fabricante, assim você garante as condições ideias de funcionamento e prolonga a vida útil do motor.
  • Fique atento às luzes indicadoras do painel de seu carro e jamais espere a luz amarela acender para fazer a troca.
  • Sempre troque o filtro quando fizer a troca de óleo do motor.
  • Verifique o nível do óleo do motor a cada abastecimento.

Medindo o nível do óleo corretamente

Para saber se chegou o momento de fazer a troca de óleo do motor é necessário checar o nível do lubrificante. Para isso, retire a vareta do motor e limpe a ponta dela, garantindo que não fique nenhum resíduo.

Depois disso, coloque-a no reservatório e retire novamente. Feito isso, verifique os marcadores que indicam o máximo e o mínimo na ponta do medidor. Se o nível ficar entre as duas barras ainda não é preciso completar.

Atenção! Para fazer essa análise, espere pelo menos cinco minutos com o motor do carro desligado. Se checar antes disso, o nível vai estar abaixo do real, pois o óleo não terá escorrido das partes mais altas do motor até a base do carter.

Anote essas dicas e fique atento ao prazo para a próxima troca de óleo do motor do seu carro. Compre produtos de qualidade na Bompreço Auto Peças e tenha um mecânico de confiança para cuidar do seu veículo.